Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

14 fatos que marcaram 2017 no Sesc Pompeia

Um 2017 desses, bicho! Relembre com a gente alguns dos melhores momentos da fábrica:


Quer mais? Aí vão 14 fatos que fizeram esse ano ser muito louco por aqui!

1. No ritmo da fábrica


 

Em 2017 rolaram mais de 250 shows no Teatro, Comedoria e Deck! 42 desses shows foram internacionais, dentre eles os festivais Jazz Na Fábrica com 17 atrações de 8 países e o Nublu Jazz Festival.

2. Exposiçoes

 

A post shared by Sesc Pompeia (@sescpompeia) on

 

Este ano, grandes exposições como a retrospectiva Guilherme Vaz | uma fração do infinito, o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - Panoramas do Sul, além do Plano Expandido: Walmor Corrêa, uma cartografia de Lina Bo Bardi no Hall do Teatro e a mostra (+ = -) Mais é igual a menos - 18 anos de Fiteiro Cultural nas Oficinas de Criatividade.

3. Nos palcos do teatro da Lina

 

 

A post shared by Sesc Pompeia (@sescpompeia) on


As artes cênicas despontaram com cerca de 30 espetáculos, abrindo com a estreia de "Vaga Carne", de Grace Passô, "O Açougueiro", a temporada de "Diásporas" com 45 atores em cena, o grupo mineiro Galpão comemorando 35 anos, a ocupação do coletivo Legítima Defesa em novembro... Sem esquecer das temporadas de teatro infantil, como o Skellig (ganhador do Prêmio APCA), Vou-Eu, João, O Alfaiate, Nerina – A Ovelha Negra...

 

4. Boteco da Diversidade teve 11 edições

2017 11 04 Boteco da Diversidade Etnias em Resiste^ncia ft Carol Vidal (17)

2017 foi ano de debater direitos humanos e visibilidade nas 11 edições do Boteco da Diversidade! Visibilidade Trans, Feminismo, Masculinidades, Prostituição, Sexualidade e Deficiência, Visibilidade Gorda, Refúgio e Migração, Fora do Cárcere, Etnias em Resistência e Direitos Humanos foram os temas, além da edição de férias em julho, com oficinas práticas e vivências.
 

5. Muita criatividade nas Oficinas!



As Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia seguiram a todo vapor com atividades nas áreas têxtil, cerâmica, gravura, desenho, fotografia e tecnologia. Com destaque para o projeto de férias Latinossomos, que trouxe saberes artísticos praticados de forma atemporal por países da América Latina.
 

6. A gente suou a camisa!



Sesc Pompeia também é esporte! 2017 foi um ano muito intenso com mais de 180 atividades, incluindo o badalado Sesc Verão nos meses de janeiro e fevereiro, a Fábrica do Movimento, com aulas abertas de dança e a Manhã Zen, aquela pausa para práticas corporais como yoga e meditação que acontecem nas manhãs de domingo no deck.

7. Comer é PANC

 

A post shared by Sesc Pompeia (@sescpompeia) on


Em outubro, a equipe de Alimentação promoveu o especial Comer é PANC, programação que fez parte do projeto Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura, do Sesc São Paulo, com 13 atividades entre palestras, oficinas gratuitas e vivências introdutórias ao universo das Plantas Alimentícias não Convencionais. 

8. Curumim 30 anos

 

A post shared by Sesc Pompeia (@sescpompeia) on

 

Em 2017, o Programa Curumim comemorou 30 anos de atividades culturais voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos, proporcionando diferentes experiências e vivências corporais, artísticas e ambientais, que criam espaço de expressão e ampliam sua forma de atuar no mundo. Em agosto, o Sesc Pompeia recebeu os Curumins e ex-curumins de todas as unidades do Sesc São Paulo, junto com seus familiares e amigos e demais público interessado. Com 24 atividades ministradas por mais de 40 instrutores, intervenções artísticas e circenses, música, literatura, jogos e brincadeiras e o show da banda Pequeno Cidadão.

9. Educacao Plural


Educação esteve em pauta com o projeto Educação Plural, que em sete edições contou com diversos profissionais para discutir os temas Resistência e Crítica na Sala de Aula, Escola da Ponte: uma Experiência de Autonomia e Liberdade na Educação, Desescolarização ou Escolarização da Sociedade? A Educação Contemporânea em Perspectiva, Autoridade e Educação: Crise da Tradição?, Estado Laico, Cidadania e Educação, Cultura Afro-Brasileira e o Currículo Escolar e Educação Inclusiva – Entre Teoria e Prática: Inclusão Escolar e Políticas de Educação Especial.

10. Fóruns e Seminários

O Teatro do Sesc Pompeia foi palco de fóruns e seminários como Os Fins da Democracia / The Ends Of Democracy realizado em parceria com a UC Berkeley e o Departamento de Filosofia (USP), o 3º Seminário Internacional de Educação Integral em parceria com a Fundação SM e a Fundação Itaú Social, além do Fórum: Qualidade de Vida nas Organizações.

11. Fazendo um filme do início ao fim

Esse ano o projeto Almanaque de Cinema ofereceu minicursos que desmembrou o processo de feitura de um filme do início ao fim.
Começando com um bate-papo com Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho sobre Como Nasce um Filme: Da Ideia à Elaboração de Projetos e a Relação Entre Produtor e Diretor. Foi o pontapé inicial para os cursos que se sguiram: Produção: Tirando Um Filme do Papel; Roteiro: Escrevendo Histórias; Direção: Pequeno Diário de Filmagem; Fotografia: iluminando histórias; Direção de Arte: compondo um quadro; Direção de Atores - da preparação de elenco ao improviso; Montagem - costurando a narrativa; Som - Paisagens Sonoras; Finalização - ajustes finais; Estratégias de Distribuição - a vida de um filme depois de pronto; Curadoria e Programação - ajudando um filme a ser visto e finalmente, Crítica Cinematográfica - lendo um filme.

12. Acrobacias e risadas


Em 2017 teve circo no Pompeia, sim, senhor! Espetáculos do festival internacional Circos, a temporada da POIN e Circo e em novembro o grupo Solas de Vento, que comemorou 10 anos!

13. Dançando pela Rua Central



Não nos interessa um ano sem DANÇA! Foram mais de 20 espetáculos e intervenções, incluindo os internacionais – Mutações (BRA/FRA) e Projeto Continuado (POR) e a estreia do espetáculo Os Corvos, dos veteranos Luis Ferron estreia com Luis Arrieta.

14. Brincando com as palavras



A biblioteca se manteve cheia de frequentadores assíduos, mas além da leitura, o projeto Por Trás dos Livros levou atividades relacionadas ao território do livro e literatura para crianças e adultos, trabalhando todos os seus desdobramentos possíveis, tanto em seus tamanhos, cores e texturas, quanto em suas estórias, técnicas de escrita e ilustração. 

Segue o baile em 2018!