Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arte Popular é tema dos Cursos de Férias do Sesc Pompeia

Curso Som do Barro com Mestre Nado. <br>Foto: Eric Gomes
Curso Som do Barro com Mestre Nado.
Foto: Eric Gomes

A cultura popular brasileira é tema do projeto de férias das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia. A tradicionalidade da arte produzida nos quatro cantos do país será destacada durante os meses de janeiro e fevereiro, com oficinas, aulas, intervenções, e outras atividades, evocando a importância dos conhecimentos de Mestres e Donas das várias regiões do Brasil.

O projeto “De Mestres e Donas: Arte e Cultura Popular Brasileira” traz especialistas de técnicas como bordado em chita, escultura em madeira, xilogravura, fotografia lambe-lambe, modelagem em cerâmica, e muitas outras.

A oficina Som do Barro, que acontece de 30/1 a 2/2, com Mestre Nado, é um dos destaques do projeto, e oferece aos participantes a oportunidade de entrar em contato com as técnicas deste ceramista que transforma o barro em música, construindo instrumentos musicais através das técnicas de modelagem.

Mestre Nado, que é autodidata, dedica sua vida à confecção destes instrumentos, assim como às oficinas e apresentações musicais. Confira uma entrevista do ceramista:

Arte Couro: A Obra de Espedito Seleiro é outro destaque, que acontece de 23 a 27/1. A proposta é ensinar o passo a passo da construção de uma bolsa de couro, a partir das técnicas de Espedito Seleiro, que usa produtos naturais para tingir suas peças. Para este curso, é necessário saber manusear máquinas de costura. 

Carmézia Emiliano também é autodidata, e vem ao Sesc Pompeia trazer sua arte na atividade Direto do Coração: Pintura Espontânea. A intuição é o que guia este curso, incentivando pessoas que não têm proximidade com as artes plásticas a pintarem de acordo com seus instintos. Acontece de 6 a 9/2.

Confira o vídeo de Carmézia para a 13ª edição da Bienal Naif do Brasil, em 2016:

A cultura de Pernambuco estará fortemente presente no Sesc Pompeia. Mestre Abias vem de Igarassu para ensinar o público do Sesc a arte de entalhar elementos da natureza em madeira (30/1 a 3/2). Já Miro dos Bonecos traz da cidade de Carpina seus bonecos, mamulengos e engenhocas (23 a 27/1).

J. Borges é um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Também de Pernambuco, ele traz seu neto, Pablo Borges, para repassar as técnicas de Xilogravura do Sertão que o concederam tamanha importância (30 e 30/1, e 1 e 2/2).

Confira uma entrevista de J. Borges para a Folha de Pernambuco: 

Serão mais de 50 atividades durante os dois primeiros meses do ano. Clique aqui e confira a programação completa.


As inscrições para os cursos acontecem, presencialmente no Sesc Pompeia, nas datas abaixo:

11/1 – quinta-feira, das 11h às 14h, e das 18h às 21h: exclusivo para credencial plena.
12/1 – sexta-feira, das 11 às 14h, e das 18h às 21h: credencial plena e credencial atividade*.
13/1 – sábado, das 11h às 17h: vagas remanescentes.

*IMPORTANTE: é necessário que o interessado possua CREDENCIAL ATIVIDADE para efetuar sua inscrição. Se o interessado não possui a credencial atividade, basta se dirigir à Central de Atendimento no Sesc mais próximo de sua casa portando documento com foto para fazer seu cartão.