Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mais um encontro entre livros e leitores

Os escritores que ainda têm suas obras nas gavetas ganham, neste ano, mais uma oportunidade de ter um livro publicado. As inscrições para a edição de 2018 do Prêmio Sesc de Literatura começam na segunda-feira, 8 de janeiro, e vão até o dia 16 de fevereiro.

O concurso nacional é aberto a autores inéditos, nas categorias conto e romance, tendo como premiação a publicação e distribuição dos livros vencedores pela Editora Record. Os interessados devem acessar o site www.sesc.com.br/premiosesc, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. Para participar, o candidato, além de preencher o formulário de inscrição disponível no site, deve inserir sua obra digitalizada. O autor pode concorrer nas duas categorias – conto e romance -  desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições são realizadas separadamente.

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Sesc de Literatura que, em 15 edições, já revelou ao mercado literário 25 autores. Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluir os autores em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Na edição de 2017, 1503 livros foram inscritos, e levaram o prêmio o jornalista baiano Franklin Carvalho, de 47 anos, vencedor na categoria Romance com Céus e terra, e o professor pernambucano de Garanhuns Mário Rodrigues, de 38 anos, com a obra Receita para se fazer um monstro, uma coletânea de contos.

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2018. Informações adicionais podem ser obtidas junto à organização do Prêmio pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!