Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

464 dimensões da metrópole paulistana

O CineSesc recebe na semana do aniversário de São Paulo o curta-metragem EstereoEnsaios São Paulo 3D, de Jane de Almeida, e uma versão compacta de São Paulo, Sinfonia da Metrópole.

A proposta do curta-metragem EstereoEnsaios São Paulo 3D é grandiosa: filmado com tecnologia de câmeras 4K 3D (super-alta-definição e estereoscópica), retoma o espírito de filmes da era silenciosa do cinema que retratavam metrópoles em crescimento: “Berlim Sinfonia da Metrópole” (1927) de Walter Ruttman, “São Paulo Sinfonia da Metrópole” (1929) de Adalberto Kemeny e Rudolf Lustig, além de “O homem com uma câmera” (1929) de Dziga Vertov.

Com a estrutura de ensaio poético, a cidade de São Paulo é revisitada dos pontos de vista macro e micro, as estruturas arquitetônicas gigantes e as movimentações de seus pedestres e vendedores de rua, misturados com a multidão de carros e motocicletas da cidade. O filme em muitos aspectos referencia a obra do filósofo alemão Walter Benjamin e seus escritos sobre a cidade moderna do início do século XX. Nesses escritos, ele descreve edifícios e objetos que se destacam no olho do observador, estereoscopicamente, como se fossem “gavetas abrindo”. E São Paulo é justamente assim: detentora de incontáveis “camadas”, essenciais para se explorar a linguagem 3D.

EstereoEnsaios São Paulo pretende ser um registro poético de uma cidade de nossa época. O movimento é simultâneo, de usar alta tecnologia com menção à história cinematográfica. A trilha sonora foi composta por Lívio Tragtenberg e tem autonomia sinfônica.

Junto com o curta-metragem, será exibida uma versão compacta de São Paulo, Sinfonia da Metrópole de 1929, filme dirigido por Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny.

No dia 18 de janeiro, a exibição de EstereoEnsaios São Paulo e São Paulo, Sinfonia da Metrópole será gratuita e terá execução ao vivo da trilha sonora sob direção do criador Lívio Tragtenberg. EstereoEnsaios São Paulo segue em cartaz na sessão das 19h no CineSesc ao longo da semana.

--

Cinema ao pé do ouvido
Porque por trás de um bom filme há sempre uma trilha sonora inesquecível.