Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Idoso como protagonista

Cá Entre Nós – Encontro entre unidades – Sesc Bom Retiro
Cá Entre Nós – Encontro entre unidades – Sesc Bom Retiro

Protagonista é aquele que desempenha o papel principal, que assume o comando da cena e, que, dentro de uma sociedade, contribui com as relações entre os indivíduos e o meio em que vivem.

Levando em consideração que cada indivíduo possui características próprias, pode-se criar novos caminhos e possibilidades, quando trabalhadas em conjunto.

Diante disso, o Cá Entre Nós é um projeto do Sesc São Paulo em que os idosos frequentadores de cada uma das unidades participam ativamente do planejamento, elaboração e construção de um encontro. Em cada uma das edições, a unidade anfitriã recebe os participantes de outras três unidades e apresenta atividades em diferentes áreas, contribuindo para a troca de saberes e experiências.

Dona Eurides Almeida, 68 anos, participante da comissão do Sesc Consolação, escreveu e apresentou um texto no dia do encontro com as unidades. Então, aproveitamos para mostrar alguns momentos das atividades produzidas pelos idosos no ano passado, com a narração de dona Eurides:

Desde 2015 já foram 39 encontros pelas várias unidades do Sesc, com aproximadamente 6.000 participantes, sendo que mais de 500 destes foram protagonistas na ação.

O Projeto Cá Entre Nós faz parte do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc São Paulo, que desenvolve atividades socioculturais e educativas, voltadas ao cidadão acima de 60 anos, o programa visa promover, principalmente, a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações.

A próxima edição do Cá Entre Nós acontece no dia 9 de março, no Sesc Birigui! Veja todas as datas e locais do primeiro semestre de 2018:

9/03 – Sesc Birigui recebe: Catanduva, Presidente Prudente e Rio Preto
21/04 – Sesc São José dos Campos recebe: Ipiranga, Santos e Santo André
29/05 – Sesc Pompeia recebe: Osasco, Carmo e Bom Retiro
2/06 – Sesc São Carlos recebe: Bauru, Ribeirão Preto e Araraquara
20/06 – Sesc Pinheiros recebe: Santana, Campo Limpo e Consolação
23/06 – Sesc Piracicaba recebe: Campinas, Jundiaí e Sorocaba
30/06 – Sesc Catanduva recebe: Birigui, Presidente Prudente e Rio Preto
5/07 – Sesc São Caetano recebe: Taubaté, Itaquera e Bertioga
13/07 – Sesc Interlagos recebe: Belenzinho, Santo Amaro e Vila Mariana