Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para qual Torneio de Tênis seus conhecimentos poderiam te levar?

Foto: Zé Carlos Barretta
Foto: Zé Carlos Barretta

Roger Federer, Rafael Nadal, as irmãs Serena e Vênus Williams, Guga Kuerten e Fininho. Claro que você conhece! São todos grandes jogadores e jogadoras do Tênis profissional Mundial. Mas por trás desses nomes existe um esporte com uma longa história.

Muitos acreditam que o Tênis é uma evolução de esportes praticados na antiguidade, há pelo menos 3500 anos. Do Harpastum, praticado pelos egípcios, passando pelo “Jeu de paume” (jogo da palma), na França e as variações como o Longue-paume e Court-paume, todos praticados com as mãos (a raquete foi fabricada somente em 1583) chegamos ao Sphairistike, patenteado em 1874 pelo galês Walter Clopton Wingfield, que imaginou um jogo para a diversão de seus convidados antes da caça ao faisão. O jogo tinha as mesmas regras fundamentais usadas até hoje e seu primeiro campeonato foi realizado em 1877 no All England Croquet Club, em Wimblendon

Essas e muitas outras curiosidades estão na exposição “O Tênis através da História”, com textos do jornalista e autor Marcelo Duarte, que ficará em cartaz no Sesc Campo Limpo até 28 de Fevereiro de 2018.

Mas será que você sabe tudo sobre a História do Tênis? Responda essas questões e descubra para qual Torneio seus conhecimentos poderiam te levar.