Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A horta que virou bordado

Um projeto que uniu memória afetiva, dom e um trabalho social que faz a diferença para muitos habitantes da cidade de Birigui. A “Horta que virou bordado” surgiu da ideia de mostrar, por meio de um painel bordado manualmente, a história das hortas comunitárias que atendem mais de 2.700 famílias na Cidade Pérola.

A equipe do Sesc realizou a junção de artesãos com profissionais que atuam diretamente no cultivo de hortaliças e demais pessoas ligadas à agricultura, e juntos resgataram a tradição desses locais tão tradicionais no interior paulista.

Em uma reunião realizada a fim de explicar os objetivos e o tema do projeto, também estiveram presentes representantes do Coletivo Entre Linhas, que converteram a história em uma facilitação gráfica (linha do tempo em desenho ilustrativo). A partir deste desenho, as artesãs iniciaram o bordado, que foi transformado em um quadro e ficará eternizado no Sesc Birigui.

Foram mais de 50 metros de linhas e 410 horas de trabalho, entre planejamento, desenhos e bordados. 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!