Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Turismo e Direitos num mapa de contradições

Ilustração: Elisa Carareto
Ilustração: Elisa Carareto

ATENÇÃO:

Chamada para trabalhos prorrogada até dia 16 de abril.

Inscrições para o Seminário a partir de 2 de maio.

 

Ao comemorar 70 anos de sua ação em turismo social, o Sesc acredita que o oferecimento de excursões e passeios deve caminhar junto com reflexões sobre os impactos do turismo. É por isso que convidamos os interessados nessas questões para o "Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições", que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Sesc 24 de Maio.

O evento pretende discutir as relações entre turismo e direitos humanos, abordando de modo crítico e propositivo as graves contradições desse cenário, contando não apenas com especialistas em turismo, mas com pessoas que se dedicam às esferas da educação, diversidade, patrimônio, políticas públicas, consumo e urbanismo.

Apesar da importância que tem em nossa qualidade de vida, a atividade turística está repleta de contradições: enormes contingentes de turistas chegando simultaneamente aos mesmos destinos; culturas e povos correndo o risco de se tornarem mercadorias estereotipadas; precariedade no trabalho em turismo; cidades fazendo mega-obras para atrair visitantes, entre muitos outros desequilíbrios. Discutir tudo isso é algo pouco usual, já que temos o costume de associar as viagens apenas com aspectos positivos.

Esse é um assunto que interessa a todos nós, que esperamos nossos dias de descanso para pegar a estrada, sem por vezes nos atentar para aquilo que se esconde sob esse quadro aparentemente tão agradável.

Apresentações de Trabalhos

Por ocasião do "Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições", o Sesc convida as pessoas interessadas em discutir o turismo a produzir textos e vídeos para responder a pergunta:

“Num mundo de desigualdades, turismo é um direito?”

Os autores dos textos e vídeos com as melhores respostas serão convidados a integrar a programação do seminário para apresentar e desenvolver suas ideias sobre o assunto. Além das despesas com deslocamento e hospedagem, os participantes serão remunerados e seus trabalhos publicados no Portal Sesc e nos materiais institucionais que serão produzidos.

O presente concurso aceitará trabalhos de linguagens e formatos diversos, não se restringindo a trabalhos de cunho acadêmico, desde que relacionados à pergunta proposta. 

Procedimentos para envio:

O envio dos trabalhos deverá ser realizado pelo email turismoedireitos@sescsp.org.br até a data limite do dia 16 de abril de 2018 conforme orientações do regulamento.

Acesse aqui o regulamento.

Acesse aqui a ficha de inscrição.