Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Amor em tempos de intolerância

A relação entre os irmãos Wummie e Dembe fica abalada com a chegada de Sam em suas vidas
A relação entre os irmãos Wummie e Dembe fica abalada com a chegada de Sam em suas vidas

Condenados pela lei, pela sociedade e pela religião, eles terão de optar entre se separar ou arriscar a própria vida para viver esse amor. Espetáculo faz estreia paulista no Sesc Santo Amaro.

Poderia ser uma história de Shakespeare. Ou ainda um conto de fadas romântico. Mas tudo começou com acontecimentos reais: uma lista de nomes divulgada em um jornal ugandense em 2010. Cada indivíduo era "acusado" de ser homossexual, que pela população e pelo governo (ainda) é considerado pecaminoso e ilegal.

Com a iluminação premiada de Paulo César (30º Prêmio Shell de Teatro) o espetáculo O Jornal, dirigido por Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos, traz a temática em torno do periódico The Rolling Stone de Uganda.

Mas o contexto fica além do noticiário que publicava as fotos de homossexuais incentivando a população pela morte deles, por enforcamento. Os conflitos que ocorrem devido ao preconceito dentro do âmbito familiar também são expostos no decorrer da trama. Em um cenário limpo, os atores e as atrizes conseguem transmitir com facilidade, através dos diálogos, uma mensagem em que o preconceito deveria passar longe em uma época de intolerâncias e choques culturais. E nesse contexto, a peça apresenta situações em que a comoção se junta a emoção em momentos de superação abdicando do julgamento alheio.

(Fotos de Roberto Assém)

Acompanhe a história desse amor proibido que acaba por afetar a vida e o destino de todos ao seu redor. Após morte do pai, três irmãos - Joe, Dembe e Wummie - precisam reconstruir suas vidas. Enquanto Joe se prepara para ser reverendo, Dembe e sua irmã Wummie estudam para progredir diante da desigualdade. Mas o destino seria fatal: Dembe conhece Sam e eles acabam se apaixonando. 

--