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Mudar, criar, manter hábitos saudáveis

Incentivar hábitos saudáveis é a proposta do Inspira - Ações para uma vida saudável, que acontece de 06 a 22 de abril, em todas as unidades do Sesc. Antes de escolher qual atividade participar, que tal investigar seus hábitos e descobrir o que está precisando mudar?


Pense em quais são as coisas que você faz automaticamente no dia a dia. Todas as ações que se repetem sem que um grande esforço esteja envolvido são o que chamamos de hábitos. Eles podem ser benéficos ou não. Lavar o rosto todas as manhãs é bom. Pegar o celular para checar as redes sociais ainda na cama, logo depois de abrir os olhos, nem tanto.

Um dos segredos do equilíbrio e da vida saudável é manter os hábitos que te fazem bem e mudar os que não são tão bons assim. Para isso, a sugestão é voltar ao começo desse texto. Que tal fazer uma lista dos hábitos que você gostaria de mudar e de outros que você gostaria de criar? Não se preocupe com os que você quer manter. Esses já estão garantidos.

De acordo com o Charles Duhigg, jornalista e autor do best-seller O Poder do Hábito, um dos meios de se obter sucesso nessa transformação é não querer mudar tudo ao mesmo tempo e entender as três etapas de um hábito: o gatilho, a rotina e a recompensa. 

No livro, o escritor dá inúmeros exemplos de mudanças e conta inclusive um dele mesmo. Todas as tardes, ele fazia uma pausa no trabalho e ia a uma cafeteria comer um biscoito. Até que ele descobriu que o que o seu gatilho era a necessidade de socialização. Então ele mudou a rotina: todas as tardes parava por 10 minutos e conversava com alguém, o que se mostrou muito mais efetivo.

Também é importante pensar que qualquer ação só vai realmente se transformar em hábito se isso fizer sentido para você. Prometer ir correr todos os dias de manhã se você detesta a sensação de suar, pode não ser uma boa escolha para sair do sedentarismo. Nadar, talvez, seja bem mais proveitoso. Se todas as suas tarefas do dia são solitárias, participar da associação de bairro ou formar um grupo para fazer ioga na praça fazem mais sentido que dedicar horas a uma série de TV.

E vale citar mais uma teoria de Duhigg para incentivar a transformação: depois que o primeiro hábito for estabelecido ou mudado, os outros serão mais fáceis.
 

Você já parou para pensar na sua rotina?
Quer saber se você tem hábitos saudáveis? Reponda ao quiz:

Você se sente saudável, mas acha que ainda pode melhorar? Listamos aqui três hábitos que valem a pena cultivar:

ALIMENTAÇÃO

Comer bem auxilia todo o corpo a funcionar melhor, além de combinar uma necessidade básica com uma fonte de prazer.

1. Preste atenção aos sinais de fome. Procure dedicar alguns segundos da sua refeição para verificar se você já está satisfeito.
2. Coma com calma, sentado à mesa, sem celular ou TV.
3. Mastigue bem os alimentos, sinta os sabores. Descanse os talheres no prato a cada garfada.
4. Procure fazer alguma refeição com outras pessoas. Comer é um ato social, por isso à mesa somos chamados de comensais.


RESPIRAÇÃO

Prestar atenção na própria respiração, e apenas nela, ajuda a acalmar a ansiedade, a recuperar a concentração e a colocar as pessoas no tempo presente.

1. Sente-se em uma posição confortável. Feche a narina direita com a mão esquerda.
2. Inspire pela outra narina e segure o ar por alguns segundos.
3. Troque a mão de lugar, fechando a narina esquerda e expire pela direita. Inspire por uma narina e expire pela outra
4. Repita a respiração algumas vezes, sempre fazendo movimento devagar, até se sentir mais calma e concentração


RELAXAMENTO E AUTOPERCEPÇÃO

O toque é uma importante ferramenta para relaxar corpo e mente e focar na vivência do tempo presente.

1. Sentado, com as pernas dobradas, comece a passar o mais levemente que conseguir a mão por um lado do seu corpo.
2. Comece pelo ombro, toda a extensão dos braços, desça para o quadril, para as pernas. Toque parte interna e externa.
Ao subir, toque a barriga, o peito o pescoço, o rosto e a cabeça.
3. Concentre-se e preste atenção no toque e no que sente sua mão e seu corpo.
4. Faça o mesmo do outro lado.
5. Para testar o resultado do exercício, entre finalizar o toque de um lado e começar o outro, deite-se e feche os olhos para perceber as diferentes sensações do seu corpo.

 

>>> O Inspira - Ações para uma vida saudável acontece em todas as unidades do Sesc, de 06 a 22 de abril. Acesse sescsp.org.br/inspira, conheça a programação completa e inspire-se!

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