Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

FIT Rio Preto 2018 tem inscrições abertas para espetáculos e projetos

Espetáculo sul-africano
Espetáculo sul-africano "And So You See...", no FIT Rio Preto em 2017 (foto: Danilo Vieira)

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado pelo Sesc São Paulo e pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. Companhias, produtoras, grupos e artistas independentes do Brasil e do exterior podem enviar o material de seus espetáculos e projetos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do site do festival, fitriopreto.com.br, até às 23h59 do dia 15 de abril. No site estão disponíveis o regulamento completo e demais instruções para a inscrição. As categorias são: Internacional (espetáculos e projetos de outros países); Nacional (espetáculos e projetos de todo o território nacional, exceto São José do Rio Preto/SP) e Cena Rio Preto (espetáculos e projetos exclusivamente da cidade).

Dando continuidade ao formato inaugurado no ano passado, a categoria Cena Rio Preto oferece aos inscritos três opções de participação. Em Apresentações, as peças selecionadas realizarão duas sessões durante o Festival. Obras Abertas à Provocação destina-se a espetáculos em processo ou já finalizados, dispostos a receber a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral. Por fim, propostas embrionárias podem ser inscritas em Abertura de Novos Processos, para receberem contribuições de um profissional das artes cênicas, indicado pelo próprio grupo, em formato de residência artística.

Em 2018, o FIT Rio Preto acontece de 5 a 14 de julho e completa 49 anos de história. Criado em 1969, como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e o Sesc São Paulo. 

Anualmente, o festival leva aos palcos, às ruas e à espaços alternativos diferentes possibilidades de diálogo com o teatro na contemporaneidade. O evento é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com a programação de espetáculos e atividades formativas voltada à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais.

Veja como foi a edição 2017:

Outras programações