Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dietas da Moda

Você já parou para avaliar a sua relação com o seu corpo?

Como come? O que come? Consome a quantidade de água ideal? Pratica esporte?

Atraídos pelas facilidades e novas tendências alimentares, muitas pessoas acabam aderindo às “Dietas da Moda”, em busca da fórmula mágica para o corpo perfeito. São dietas que ficam muito famosas por prometerem resultados rápidos e até mesmo milagrosos em um curto período de tempo”, explica a nutricionista Desire Coelho.

O que poucas pessoas sabem, ou não se dão conta, é do quanto a perda radical de peso prejudica a saúde. Para Desire, um dos maiores prejuízos da restrição alimentar severa sugerida por essas dietas são as consequências comportamentais. Dentre elas, um possível descontrole ou compulsão alimentar, quando a pessoa começa a comer o alimento proibido.  


Foto: Beth Viveiros

Para discutir a questão, o Sesc Interlagos realiza, no dia 07/4, a palestra Dietas da Moda, com a nutricionista Desire Coelho. Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista possui vasta experiência na área de Metabolismo e Bioenergética e atua principalmente nas áreas de nutrição esportiva, obesidade, suplementação e transtornos alimentares. 

O encontro faz parte do ciclo de palestras "Nutrição na Prática Esportiva", realizadas ao longo do ano no Sesc Interlagos, e também integra o projeto Inspira – Ações Para Uma Vida Saudável que acontece nas unidades do Sesc, de 6 a 22 de abril, com mais de 300 atividades educativas voltadas ao bem-estar físico e mental.

Desire partilha suas experiências e pesquisas no campo da nutrição esportiva, trazendo esclarecimentos que colaboram para garantir a saúde em dia. “É possível emagrecer sem exercício, porém ele é fundamental para a saúde e a manutenção do resultado”, afirma a especialista, que acrescenta que é importante exercitar também a educação alimentar: “[o ideal é] comer apenas quando tiver fome e parar quando estiver saciada. Além disso, se a alimentação for de 80 a 90% a partir de alimentos in natura, com certeza ela estará no caminho certo.

Ainda pensando no bem-estar, para os interessados em iniciar a prática de atividades físicas, nos dias 18 e 19 de abril, a equipe do Sesc Interlagos realiza o bate papo: Por dentro do Peso - Exercício Físico e Emagrecimento, que fala sobre a importância do exercício físico no processo de emagrecimento e principalmente para a manutenção da saúde.

             
Foto: Franchise Opportunities

Além disso, o Sesc Interlagos oferece o ano inteiro cursos físico esportivos, gratuitos e para variadas faixas etárias:

Ginástica Multifuncional (GMF) - programa de exercícios físicos que desenvolve as capacidades físicas e habilidades motoras de forma integrada. 


Foto: Mario Miranda

 

Ginástica Geral - fundamentos das modalidades para o público da terceira idade.

Atletismo - contato e experimentação da modalidade, por meio de atividades como: salto, arremesso, corrida, caminhada e lançamento.

Yoga - prática Indiana, indicada para pessoas que buscam equilíbrio físico e mental. 


Foto: Vitor Seiya

 

Tem muito mais atividades; confira a grade completa aqui

>>> Mais inspirações em sescsp.org.br/inspira

>>>> Música para inspirar:

No Spotify

 

No Deezer