Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Esculturas do Parque Trianon

Aos transeuntes da Avenida Paulista é comum a saudação diária a um certo tipo alto que não é de carne e osso, mas de mármore e resistente às intempéries do tempo. Trata-se do Monumento ao Anhanguera, escultura do artista italiano Luigi Brizzolara (1868-1937), para o bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva [em 1682, sua expedição partiu de São Paulo e atravessou o território do atual Estado de Goiás, seguindo até o Rio Araguaia]. Apesar de ser um personagem controverso da história, é ele quem dá as boas-vindas àqueles que visitam o Parque Tenente Siqueira Campos, popularmente conhecido como Parque Trianon.

Foto: Leila Fugii

Dentro do parque, outras obras de arte a céu aberto é que fazem as honras e cumprimentam turistas e moradores. Como o busto em bronze do artista Roque de Mingo (1890-1972) em homenagem ao engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, célebre por idealizar a avenida onde habita o parque. Mas é dentro do Trianon que duas esculturas, em especial, são capazes de instigar os mais curiosos a tocar-lhes da cabeça aos dedos do pé. Figuras mitológicas, O Fauno e Aretusa parecem guardar e preservar este grande espaço verde que, neste mês, completa 126 anos.

Siga a trilha

Num pedestal de quase dois metros, O Fauno, do artista ítalo-brasileiro Victor Brecheret (1894-1955), mostra-se imponente. Também, pudera: a peça em granito, esculpida em 1942, tem quase três metros e meio de altura. Metade homem, metade cabra, e, este deus romano – protetor dos pastores e dos rebanhos – está agachado sobre uma pedra, segurando um cacho de uvas numa mão e, na outra, uma flauta.

Essa obra, aliás, é que empresta o nome à trilha por onde outra figura da mitologia saúda os frequentadores do parque. Feita pelo artista Francisco Leopoldo e Silva (1879-1948) – colega de Brecheret no ateliê de Arturo Dazzi, na Itália –, Aretusa pode perder em tamanho, mas ganha em delicadeza. A ninfa que na mitologia grega era seguidora de Artemis – deusa da caça e das florestas – foi esculpida em mármore. Perseguida, ganhou a forma de uma fonte, o que explica esculturas dessa ninfa em ambientes rodeados por plantas. No caso do parque – costurado por trilhas de cedros, jequitibás e outras espécies em 48 mil metros quadrados de Mata Atlântica –, a arte se soma à natureza como inspiração.
Fonte: www.al.sp.gov.br e www.prefeitura.sp.gov.br


Serviço

Parque Siqueira Campos
Parque Trianon
Local: Alameda Santos, 949, Cerqueira César, São Paulo – SP (estação de metrô Trianon-Masp)
Horário: Diariamente, das 6h às 18h
Informações: (11) 3289-2160
Entrada gratuita

 

@sescrevistae | facebook, twitter, instagram