Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sacys invadem o Sesc Interlagos

Ilustração: Alexander Santos
Ilustração: Alexander Santos

O que você sabe sobre o sacy?

Qual a história que te contaram sobre esse ser mítico do folclore brasileiro?

Há dois anos, o Sesc Interlagos, juntamente com o curador Rudá K. Andrade e o cenógrafo Jefferson Duarte, vem pensando e discutindo maneiras de falar sobre o Sacy. Eis então que surge o projeto #OCUPASACY, uma exposição cenográfica que parte da ideia fantástica de que o Sesc Interlagos foi invadido por sacys de diversas espécies.

O resultado pode ser conferido a partir do dia 14 de abril, quando as portas do Sesc se abrem para o grande reflorestamento de sacys no imaginário, numa exposição que apresenta fatos e curiosidades sobre os traquinos.

“Pois o Pererê é fruto da mesma árvore que alimenta as aventuras mais emocionantes do homem: a imaginação, mãe das magias, santa criatividade que ilumina nossa travessia. Banhado pela força das águas em queda, o sacy é a manifestação cósmica de nossa fantasia. Cachoeira de quimeras que nutre alma”.
Rudá K. Andrade

A partir dessa imaginária invasão de sacys, coisas estranhas começam a acontecer no Sesc Interlagos: objetos fora do lugar, bagunças misteriosas, placas de ponta-cabeça, algazarra nas trilhas, ovos de sabiás pintados, sal no café dos funcionários e redemunhos.

Tudo indica uma ocupação de sacys!

Para entender o que estava acontecendo, uma equipe de sacyólogos fez uma grande investigação e encontrou um livro enterrado aos pés de um bambuzal – é o Inventário de Sacys, com ilustrações e textos de 77 tipos desses seres mágicos e mitológicos.

Juntamente com o documento, foram encontradas uma antiga coleção de garrafas com sacys - algumas já quebradas. E enquanto os pesquisadores trabalhavam, as outras garrafas foram abertas e os peraltas que estavam presos há séculos agora pulam livres pelo Sesc Interlagos.

Mas quem abriu as garrafas? Ninguém sabe!

O que se sabe é que os sacyológos transformaram a Sede Social do Sesc Interlagos numa grande casa e os sacys passaram a habitá-la. 

Sala de Estar 

 

Sacyoteca                                                                                         Laboratório Sacyentífico 

 

Cozinha

 

 

E você deve estar se perguntando o porquê escrevemos Sacy com “y” né? A gente explica!

Agora, chega de spoiler!

Visite a exposição #OCUPASACY, ouça histórias, resgate memórias, e confira as confusões que estes seres estão aprontando.