Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Antes e depois: atenção plena

No começo, viam-se ombros retesados, testas franzidas, olhos carregados de cansaço acumulado, típico de uma quinta-feira à noite. Rostos cansados, sim, mas atentos. Afinal, ali estavam para descobrir e vivenciar a “atenção plena” – ou, no nome gringo e famoso, mindfulness.

É o cultivo de uma consciência ao momento presente, com intenção, atitude e aceitação. É navegar na experiência da ida de forma gentil e desenvolver o auto cuidado e a bondade amorosa” – resumiu Joao Henrique Motarelli, educador físico, nutricionista e instrutor de mindfulness que conduziu a atividade Atenção Plena para a Saúde no Sesc Campo Limpo, parte da programação do Inspira – Ações para uma vida saudável.

Com exercícios de meditação, a técnica exige treino, persistência e tempo, claro. Mas, infiltrados na pequena sala branca, fomos investigar se seria possível perceber algum efeito imediato nos corpos, mentes e fisionomias ali presentes. Pedimos licença aos participantes e acompanhamos a aula com registros:
 

Antes


Durante


Depois


O tempo de um encontro, de alguns minutos ou horas, é muito pouco, claro! Mas intuímos que encontrar esse tempo – seja para fazer uma pausa no cotidiano, inspirar, compartilhar saberes ou olhar para si – pode, sim, trazer possibilidades transformadoras. 

**
Inspira - Ações para uma vida saudável acontece durante o mês de abril em todas as unidades do Sesc. Acesse sescsp.org.br/inspira, conheça a programação completa e inspire-se!