Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Boas Vindas | Bienvenida | Welcome

LEA AQUÍ EL MENSAJE DE BIENVENIDA

READ HERE THE WELCOME MESSAGE

 

Prof. Dr. Wanderley Marchi Junior

Estimados colegas,

É com imenso prazer que venho através dessa mensagem anunciar mais uma edição do Congresso da Associação Latinoamericana de Estudos Socioculturais do Esporte/ALESDE.

Depois de realizações na cidade de Curitiba/Brasil (2008), Maracay/Venezuela (2010), Concepción/Chile (2012), Bogotá/Colômbia (2014) e Atlixco-Puebla/México (2016) o evento retorna ao Brasil em 2018, na cidade de Ribeirão Preto/SP, em sua 6ª edição.

Para nós é um motivo de alegria perceber que os objetivos traçados desde o início da ALESDE têm sido atingidos e renovados a cada edição do Congresso, ou seja, criar e estimular um espaço acadêmico onde professores, pesquisadores, estudantes e interessados nos aspectos socioculturais do esporte possam divulgar e dividir seus conhecimentos, experiências e produção científica. Isso tudo sempre envolvido no melhor espírito de fraternidade que nos une na América Latina.

Para essa edição temos ainda um aspecto especial a ser mencionado, são comemorados os 10 anos de Congresso da ALESDE em 2018, marca essa que no limite mostra a realização e o empenho de um grupo de colegas que não mediram esforços para que um sonho projetado anos atrás se tornasse realidade. Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuíram e tem contribuído na construção dessa história. Celebremos juntos esses 10 anos de ALESDE nessa 6ª edição de seu Congresso.

Sejam todos muito bem vindos!

Um fraterno abraço,

Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior
Presidente da Associação Latino-americana de Estudos Socioculturais do Esporte/ALESDE


 

O fenômeno esportivo tornou-se um elemento chave para compreender o mundo contemporâneo. A multiplicidade de narrativas e discursos sobre os diversos esportes, e sobre a necessidade da atividade física para uma vida saudável, permeiam diferentes contextos da sociedade, corroborando tal percepção. Além disso, uma série de dados, informações, campanhas publicitárias e recursos destinados ao desenvolvimento desse campo sugerem implicações com um amplo espectro de conexões e interferências no cotidiano das pessoas.  

Simultaneamente, observa-se uma alarmante persistência nos índices de não praticantes, refletida nas estatísticas de sedentarismo e obesidade na população. Configura-se, assim, um problema mundial que requer mobilizações para debater e propor políticas alternativas de enfrentamento a tal situação. O esporte como direito do cidadão tem se consolidado como um espaço potente, por disponibilizar possibilidades adequadas aos diferentes ritmos e níveis de habilidade de cada faixa etária.

Desde sua criação em 1946, o Serviço Social do Comércio – Sesc – acredita, investe e promove os valores associados à atividade física, à saúde e ao lazer para a qualidade de vida das pessoas. Ao longo desse processo, experimentou e ofereceu diferentes formas de difusão e aproximação com tal área, por meio de cursos, atividades recreativas, vivências e competições em diversas modalidades, programas e equipamentos atualizados, encontros abertos entre especialistas e leigos, assim como realizando ações ligadas à cultura esportiva nas comunidades, em permanentes parcerias.

Coerente com suas convicções, a instituição acolhe a realização da 6ª edição do Congresso Latino-Americano de Estudos Socioculturais do Esporte, em parceria com a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, a partir da proposta oriunda da Asociación Latinoamericana de Estudos Socioculturales del Deporte – ALESDE, para aprofundar discussões e compartilhar experiências e conhecimentos sobre as abrangentes inter-relações entre esporte, educação e sociedade no mundo contemporâneo.

Para o Sesc, trata-se de ocasião propícia para reafirmar a importância dos embasamentos teóricos, dos resultados práticos, da reflexão e da pesquisa nas abordagens dessa dimensão da vida social, cada vez mais influenciada pelo avanço da ciência e das novas tecnologias. Abrigar tais encontros, reunindo acadêmicos, pesquisadores, estudiosos e leigos de diversos países e realidades, reforça o entendimento de que a natural propensão humana para se manter em movimento adquire maior desenvoltura e prazer com estímulos que passam pela educação, oportunidade de acesso e liberdade de escolha.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo


 

  

Sejam muito bem vind(a)os!

A EEFERP, de mãos dadas ao SESC e à ALESDE, abre suas portas e sua casa para recebê-los no melhor espírito de hospitalidade. É com alegria e satisfação que acolhemos vocês para, nesse encontro ao longo desses dias, fazerem do aqui e agora um espaço de partilha coletiva, logo de compartilhamento de nossos estudos socioculturais do esporte.

Comunicar, debater, analisar, estreitar, ampliar...
Esperamos vocês sensível e inteiramente mobilizados! Mobilizados para recebê-los nas melhores condições para que, juntos, conjuguemos estes e muitos outros verbos com uma mesma finalidade – qualificar a compreensão e a prática dos fenômenos esportivos no horizonte de sua estrutura sociocultural.

Se a oportunidade de recebê-los já é motivo de alegria, outros dois motivos especiais revestem nossos afetos com enorme satisfação.

O primeiro é o compartilhamento dessas boas vindas com o SESC, nesta que, de lado a lado, esperamos seja apenas a primeira de muitas outras grandes parcerias. Com o SESC e sua ampla comunidade - hoje especialmente a da Unidade de Ribeirão Preto - a EEFERP se identifica de muitas formas, com destaque aos valores de cidadania e diversidade.

O segundo é que, assim como a Associação Latinoamericana de Estudos Socioculturais do Esporte (ALESDE) comemora os 10 anos de seu Congresso, a EEFERP celebra também seus 10 anos de existência!

Esse, portanto, é um encontro de muitos compartilhamentos e congraçamentos. É muito bom ter vocês aqui conosco.
Sintam-se acolhidos nesses dias em que a EEFERP abraça vocês!

Cristiano Barreira (Diretor da EEFERP) e
Marcelo Papoti (Vice-Diretor da EEFERP)