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Adotar um novo hábito é um desafio! Nem tão complicado assim...

Você é daqueles que se lamenta quando o elevador quebra e precisa subir as escadas? Sim?! Você está entre os mais de 50% da população brasileira. 

Normalmente nos perguntamos como fazer algum tipo de exercício com a agenda tão cheia de compromissos. Sabemos da importância de incluir na rotina alguma prática que melhore nosso condicionamento físico e nos deixe mais dispostos, mas nem ao menos começamos. E embora as pessoas associem a prática da atividade física às academias, o que muitas vezes dificulta seu início, ela pode acontecer de maneira espontânea, em parques, praças, praias, ou em qualquer lugar.

Você sabia que subir três lances de escada, por exemplo, equivale a 10 minutos de caminhada moderada? Dê o primeiro passo, no seu local de trabalho, no prédio onde mora, no seu bairro etc. Basta alguns degraus para virar um hábito!

Pensando nisso, o Sesc São Paulo, e  a ISCA - International Sport and Culture Association – vão promover o NO ELEVATORS DAY, tradução livre “DIA SEM ELEVADOR”. Realizada na Europa desde 2015, têm como objetivo motivar as pessoas a utilizarem escadas e rampas ao invés de elevadores em sua rotina. Será a primeira vez do evento no Brasil, que acontecerá no dia 25 de abril de 2018 e as atividades serão realizadas nas unidades do Sesc: 24 de Maio, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pompeia e Vila Mariana, e também nas instituições parceiras: ACM/YMCA, Universidade Anhembi Morumbi, ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Atlética Ítalo Brasileiro, FITNESS BRASIL, Instituto Guima Conseco, Universidade Estácio de Sá - Pós Graduação, Projeto Amigos Runners, entre outras. A ideia do projeto é incorporar uma pequena mudança de hábito no dia a dia, contribuindo para a saúde das pessoas e combatendo o sedentarismo.

Maria Luiza Souza Dias, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc em São Paulo, nos conta sobre a relevância do Dia sem Elevador e como isso influencia em suas ações diárias: “O sedentarismo representa um dos principais riscos para a nossa saúde. Momentos como esse são importantes passos para possíveis mudanças na rotina das pessoas!”.
  
Agora que você já sabe todas as vantagens de subir escadas, confirme presença no Facebook: No Elevators Day. Não se esqueça de convidar todos os seus amigos e compartilhar suas fotos e videos usando as hashtags #NoElevatorsDay e #DiaSemElevador.
        
 Quer saber como subir escadas faz diferença?

Bem, além de fortalecer os músculos das pernas, também promove ganhos de força e resistência, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora e melhora a saúde cardiovascular; além de colocar o corpo em movimento. 

E por falar nisso, segundo o Diesporte 2015, 69,8% dos brasileiros alegaram ser sedentários em virtude da falta de tempo em seu dia a dia. E você, se enquadra nesses números? Se sim, comece a mudar sua rotina aos poucos, em escadas menores, em velocidade reduzida. O segredo para subir escadas se tornar seu novo hábito é encarar o primeiro degrau!

Dados incentivadores:

- Subir escadas pode representar um gasto de 14 calorias por minuto
- Ao dar um passo você movimenta 200 músculos
- Subir três lances de escadas equivale a 10 minutos de caminhada moderada
- Subir escadas não exige nenhum preparo e equipamento especial e é também uma atividade “verde”, uma vez que não faz uso de nenhuma energia produzida externamente. Uma atividade livre, que pode ser realizada em qualquer lugar, e que feita regularmente, proporciona saúde e bem estar.

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