Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Receitas para cozinhar sem desperdício

Comida feita em casa, saborosa e sem desperdício: estes são os ingredientes principais das receitas do livro Sabor Sem Desperdício, do Mesa Brasil.

E, se no livro as receitas já dão água na boca, imagina em vídeo?
Pois aqui reunimos algumas receitas deliciosas e práticas, que aproveitam os alimentos do talo até a casca, do jeito que o paladar, o planeta e o bolso aprovam.

Deguste os vídeos e, entre um e outro, aproveite para saber um pouco mais sobre como cozinhar sem desperdícios:



Você sabia que o alimento tem seis partes? Casca, entrecasca, folha, talo, semente e polpa. Mas usamos apenas uma, a última. Jogamos fora 5/6. Se usarmos todo o alimento, vamos economizar e gerar menos lixo para o planeta.



O aproveitamento integral dos alimentos não serve só para hortaliças. Também podem ser aproveitados pé e pescoço de galinha, tutano do osso de boi, a nata do leite, a parte dura do queijo, além da cabeça, a espinha e o rabo do peixe.

Anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas de alimentos, de acordo com  a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O volume representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta.
 



O desperdício de comida, segundo a FAO, é o terceiro maior responsável pela emissão de gás metano, que, comparado ao gás carbônico, é 21 vezes mais potente para formar efeito estufa.

Praticamente todas as folhas podem ser aproveitadas. A rama da cenoura pode ser utilizada nos mesmos pratos que a salsinha. A folha da beterraba é rica em vitamina A, assim como o talo, que fica delicioso num vinagrete de churrasco, além de dar uma cor linda ao prato. Folhas de couve-flor, beterraba ou brócolis podem ser usadas no lugar da folha de uva para fazer charutinho recheado de carne, por exemplo.

As sementes também podem ser aproveitadas: a da abóbora, depois de seca no forno, pode ser servida como petisco. As da melancia e do melão podem ser  caramelizadas e usadas em biscoitos. Todas são ricas em potássio.



O livro Sabor sem desperdício está disponível em pdf gratuitamente aqui. Quer mais receitas com o aproveitamento integral? No site do Mesa Brasil, também é possível buscar opções a partir do ingrediente que tiver disponível na sua cozinha.
No Facebook do Sesc, tem uma playlist com todos os vídeos da série; assista aqui.

Você conhece o Mesa Brasil?
O Mesa Brasil é uma rede nacional de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos. Unindo empresas doadoras e instituições sociais, o programa foi criado em 1994 no Sesc em São Paulo e hoje está presente em todos os estados do país. Nas 17 unidades paulistas em que atua, busca alimento onde sobra e entrega diariamente onde falta: são mais de 400 toneladas de alimentos por mês que, em vez de serem descartados, chegam à mesa de quem mais precisa.

Mais em sescsp.org.br/mesabrasil