Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sociedade: Desafios e Possibilidades

Com temas sociais e bem atuais, o Sesc São Paulo, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais – CBCISS, realiza de abril a novembro de 2018, o Encontro Mundo do Conhecimento e a Sociedade: Desafios e Possibilidades.

O encontro, que acontece no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, no Sesc Santos e no CBCISS – RJ, tem por objetivo promover um espaço para reflexão, trocar experiências e fomentar um diálogo entre pesquisadores, profissionais, estudantes e interessados nas áreas de Ciências Sociais e Humanas.

Acompanhe o calendário do Sesc São Paulo e os temas abordados:

Abril
Data: 20/04/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Tema: Política Pública Brasileira de Resíduos Sólidos e os Desafios de sua Efetivação
Com: Valéria Pereira Bastos - Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Autora do Livro - Profissão: Catador: um estudo da construção identitária. Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS).

Maio
Data: 23/05/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 24/05/18
Local: Sesc Santos
Tema: Políticas de Proteção Social em Tempos de Crise do Capital
Com: Maria Carmelita Yazbek - Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC SP. Pós-doutorado: IEA USP - Área: Pensamento Político Brasileiro.

Junho
Data: 20/06/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 21/06/18
Local: Sesc Santos
Tema: A Questão Social das Drogas e as Estratégias para seu Enfrentamento
Com: Fernanda Araújo de Almeida - Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Serviço Social pela mesma instituição. Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Paulo atua no CAPS-AD Pinheiros.

Julho
Data: 18/07/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 19/07/18
Local: Sesc Santos
Tema: Questão Social, populações indígenas e Serviço Social no Brasil
Com: Dr. William Berger - Educador popular, assistente social e curinga do Teatro do Oprimido formado por Augusto Boal. Realizou o doutorado em Serviço Social pela UERJ, mestrado em Serviço Social pela PUC-RJ e graduação em Serviço Social pela UFES. Desde sua graduação atua com populações indígenas e Teatro do Oprimido.

Agosto
Data: 24/08/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Tema: Serviço Social, Complexidade e Transdisciplinaridade
Com: Com a Prof.ª Dra. Maria Lucia Rodrigues – Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Atualmente é professora titular pela mesma instituição, com pós-doutorado no Centre D'Études Transdisciplinaires da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França).

Setembro
Data: 19/09/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 20/09/18
Local: Sesc Santos
Tema: Intergeracionalidade: amizade e cidadania na velhice
Com: Prof.ª Dra Conceição de Maria Goulart Braga Cuba - Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela PUC-RJ.

Outubro
Data: 17/10/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 18/10/18
Local: Sesc Santos
Tema: Formação e Pesquisa no Serviço Social
Com: Profª Dra. Marilda Villela Iamamoto - Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autora de livros com várias edições e artigos em revistas nacionais e internacionais.

Novembro
Data: 21/11/18
Local: Centro de Pesquisa e Formação
Data: 22/11/18
Local: Sesc Santos
Tema: Trabalho infantil e racismo
Com: Ms. Elisiane Santos - Procuradora do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, Coordenadora do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em São Paulo, Vice Coordenadora da COORDIGUALDADE (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).
 

Faça sua inscrição diretamente nas unidades, ou clique aqui, caso a participação seja no Centro de Pesquisa e Formação.
 

Esta atividade faz parte do Programa Serviço Social do Sesc São Paulo, que tem por objetivo criar espaços de formação e articular ações para aprofundar o debate e ampliar a compreensão acerca dos direitos humanos. Propõe reflexões sobre as expressões da questão social e uma ação baseada em diagnóstico a partir das demandas que se apresentam nas unidades.