Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê


• Festa da cultura

• Como uma Diva

• Ser Saudável é Panc

• Arte para crianças

• Ética no Turismo 

• Mídias Alternativas

• Mostra Sansacroma

 

 

 

Festa da cultura

 

Sesc Itaquera - Virada Cultural 2017

Foto: Caio Oliveira

 

Espetáculos musicais e cênicos, atividades esportivas e oficinas compõem uma programação eclética e gratuita na capital paulista


Ruas, teatros, bibliotecas e outros espaços da cidade serão palco de dois dias de fruição cultural gratuita no mês de maio. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, 16 unidades do Sesc São Paulo se preparam para a 14ª edição da Virada Cultural. O evento, que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, reúne uma eclética – e ininterrupta – programação na capital paulista.

“Inspirada na NuitBlanche francesa, a Virada Cultural convida a população a ocupar o Centro de São Paulo e os equipamentos culturais da cidade para fruir as diversas linguagens artísticas. O Sesc, desde a primeira edição do evento, em 2005, entende a importância dessa iniciativa e participa como parceiro, estendendo os horários de programação para receber o público paulistano em todas as unidades na capital”, afirma Joel Padula, superintendente técnico social do Sesc São Paulo.

Partindo desse caráter diverso, haverá atividades para todos os gostos e faixas etárias. Nas unidades 24 de Maio, Avenida Paulista e CineSesc, que estão no “coração” da Virada Cultural, a programação se estenderá para atender a um grande público que se concentra nessas regiões da cidade. Já a programação do Sesc Parque Dom Pedro terá como foco ações voltadas para família e para as crianças no domingo, dia 20.

“O Sesc, desde a primeira edição do evento em 2005, entende a importância dessa iniciativa e participa como parceiro, estendendo os horários de programação para receber o público paulistano em todas as unidades na capital”


Joel Padula, superintendente
técnico social do Sesc São Paulo

 

 

Como uma Diva

 

Foto: Divulgação


De que forma uma mulher é capaz de inspirar tantas pessoas? Nos dias 19 e 20, o Sesc Vila Mariana realiza uma programação gratuita que convida o público a aflorar esse lado “diva” que existe em todas as pessoas. Para isso, durante a intervenção Camarim das Divas, uma equipe de maquiadores profissionais produzirá as visitantes com muita cor, brilho e glamour. Já no Cabaré Show Drag (foto), artistas-drags realizam esquetes a partir de vivências pessoais e do processo de criação de suas personagens. Também haverá show da cantora Letícia Novaes (Letrux), interpretando hits da Madonna, entre outras atrações.

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

 

Ser saudável é Panc

 

Foto: Divulgação


Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) tornam-se tema de discussão na série de encontros Comer é Panc, que teve início em abril e segue até novembro no Sesc Pompeia. A atividade convida chefs de cozinha, nutricionistas, agrônomos, produtores e pesquisadores para falar sobre formas de preparo e importância da introdução destes alimentos no cardápio. No dia 9, o frutólogo Helton Muniz vai falar sobre um projeto pioneiro de preservação e pesquisa de frutas brasileiras. Nos próximos debates, Comer é Panc recebe Bela Gil, Paola Carosella (foto) e outros convidados.

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

Arte para crianças

Obra de Lia Chaia

Foto: Divulgação


Neste mês, o Sesc Belenzinho reúne ações que despertam a curiosidade e ampliam o universo artístico das crianças durante a programação de Yoyo: Tudo Que Vai, Volta. Além da exposição de arte contemporânea de mesmo nome, sob curadoria de Ricardo Ribenboim, outro destaque é a Feira YOYO – Publicações Independentes, Arte Impressa e Experiências Artísticas para Crianças. Realizado entre os dias 26 e 27, esse será o primeiro evento de arte impressa e de publicações dedicadas exclusivamente ao público infantil. Paralelamente à feira, haverá uma série de oficinas com artistas convidados.

 

Confira a programação no Em Cartaz

 

 

Ética No Turismo

Imagem: Divulgação


Em maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza a 3ª edição do Ciclo de Reflexões Ética no Turismo, que visa discutir dilemas éticos e contemporâneos. Desta vez, o evento propõe reflexões acerca de práticas sociais em que as ideias de hospitalidade e hostilidade foram criadas. Entre os temas que serão abordados estão: O que é hospitalidade e por que estamos falando tanto disso? (22/05), Fenômenos migratórios e dilemas da hospitalidade: Cultura Urbana e Turismo (24/05) e Ética na hospitalidade: fatores restritivos ao turismo e propagação do medo (29/05). 

 

Confira a programação no Em Cartaz

 

Mídias Alternativas

Foto: Luisa Medeiros


Começa em maio a série de bate-papos da programação Mídias Alternativas e Movimentos Sociais, no Sesc Consolação. Em pauta, um diálogo entre aqueles que participaram de publicações de jornais da década de 1970 e produtores de conteúdo de blogs, rádios virtuais e redes sociais de hoje. O objetivo é verificar semelhanças e diferenças entre os meios de produção e de veiculação de notícias, mas também se as pautas permanecem as mesmas. No dia 9, é a vez de Rafael Vilela, um dos fundadores do Mídia NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, debater esses aspectos com o jornalista Raimundo Pereira, um dos criadores e editor do jornal Movimento.

 

Confira a programação no Em Cartaz

 

 

Mostra Sansacroma

 

Foto: Thais Kruse


Criada e dirigida por Gal Martins, a Cia. Sansacroma, que tem o Capão Redondo como base e discussão,
celebra 15 anos com espetáculos de dança, oficinas e outras ações nas unidades do Sesc Campo Limpo e Belenzinho.

 

Confira a programação no Em Cartaz