Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da redação

Sair de nossas casas para desvendar novas culturas, ouvir histórias, conhecer pessoas e apreciar diferentes paisagens é uma motivação comum a viajantes do mundo todo. Ao deixar nossos lugares de origem, ainda que momentaneamente, num período de férias, permitimo-nos o contato com o outro, experimentando, aprendendo, contemplando e relaxando. É por isso que o turismo tem, em si, uma vocação educativa, um conceito primordial que norteia a ação do Sesc há 70 anos, em seu programa de Turismo Social.

Para além dos suvenires materiais, são as memórias sensoriais e afetivas os verdadeiros legados dessa experiência, pois, ao termos contato com o que nos é diferente, ampliamos nosso repertório sobre a diversidade do mundo, como mostra a reportagem desta edição da Revista E.

Foi justamente a curiosidade em viajar mundo afora que fez o escritor e roteirista suíço Peter K. Werhli chegar ao Brasil, onde conheceu – e transformou em filme – a história da mãe brasileira dos escritores alemães Thomas e Heinrich Mann, como ele conta em Depoimento. Na Gráfica, a arte do videoartista americano Bill Viola. E, em Entrevista, a trajetória nos palcos do ator Renato Borghi. Boa leitura!

 

Danilo Santos de Miranda
Diretor do Sesc São Paulo