Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Brincar é natural

Conversamos com Tatiana Koschelny e Rosana Abrunhosa, assistentes técnicas responsáveis pelo programa Espaço de Brincar no Sesc São Paulo, que falam sobre o Espaço Crianças, do Sesc Avenida Paulista, que foi todo inspirado nas tecnologias da natureza.

"Aqui na Avenida Paulista é a primeira situação em que temos um andar inteiro para crianças, de 0 a 12 anos. Por isso, pensamos em uma divisão didática desse andar

Ao entrar no espaço, vendo a Paulista de frente na vidraça, à sua direita estão os equipamentos lúdicos para as crianças de 0 a 6 anos, mais especificamente o que a gente chama de Espaço de Brincar. À esquerda, temos cipós, colmeias de abelhas e outras instalações, na área pensada para as ações com as crianças mais velhas, de 7 a 12 anos.

É o primeiro andar voltado para o atendimento do público de 0 a 12 anos em toda a rede do Sesc São Paulo. Não existe uma abordagem parecida em outras Unidades, que atravesse a infância de 0 a 12 anos, sem perder as características do Programa Espaço de Brincar.


Lá, temos todos os conceitos: da convivência, privilegiar o brincadeira e não o brinquedo… São poucos os elementos de brinquedos e muito mais materiais não-estruturados para as crianças e os pais brincarem.

Também é importante destacar que cada Unidade tem uma característica, um perfil, então elas também têm os espaços físicos relacionados a essas características.

Na Paulista, por exemplo, com o conceito de Arte, Corpo e Tecnologia, o Espaço Crianças foi pensado exatamente para atender essa tríade. Então, a inspiração que a gente utilizou foi a tecnologia da natureza.
Tudo lembra e induz a criança para o brincar, para ela descobrir os processos que já estão no meio ambiente natural, e que inspiram a humanidade a produzir seu conhecimento. Além disso, os pequenos podem aprender que, diferente da tecnologia moderna e digital, que é exploratória, de dominação, a tecnologia da natureza é sustentável.

Por exemplo, a firmeza da teia de aranha que pega insetos inspirou muitas tecnologias modernas. No Sesc Avenida Paulista haverá sempre espaço para fazer essa conexão, para mostrar para as crianças que toda tecnologia digital, de telas, etc., vem de  inspirações da natureza; como casinha do João-de-barro, o bicho da seda, vagalumes, colmeia de abelhas, a própria regência do Sol e Lua, as ondas do mar e afins.

Assim, neste espaço há três camadas de discussão: os seres embaixo do mar, os seres terrestres e os voadores. E a gente poderia falar sobre isso a noite inteira, que a gente não cansa!”

O Espaço Crianças fica no 3º andar do Sesc Avenida Paulista e é aberto a todos os públicos de terça sexta, das 10h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.