Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novos hábitos para um envelhecimento saudável

Apresentação de grupo participante do curso Iniciação Teatral<br>Foto: João Cordioli.
Apresentação de grupo participante do curso Iniciação Teatral
Foto: João Cordioli.

Enquanto para alguns o envelhecimento é um momento de enfrentamento de preconceitos e solidão, para outros é o tão esperado período para aproveitar a vida, viajar e se reinventar.

Ao entender as diferentes nuances trazidas pelo tempo, que refletem diretamente na rotina dos idosos, o Sesc - Serviço Social do Comércio - busca a realização de atividades diversificadas, que além de dialogar com as necessidades deste público, busca longevidade e melhoria na qualidade de vida para aqueles que já passaram dos 60 anos.

De acordo com dados divulgados pelo Datasus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, desde  janeiro de 2016, a região de Rio Preto registrou quase quatro mil internações de idosos, decorrente de fraturas. Destes casos, 187 resultaram em óbito.

A maioria destas fraturas é ocasionada por quedas ocorridas dentro de casa. Com o avanço da idade, os riscos de cair aumentam consideravelmente, seja por “armadilhas” nos ambientes que os idosos frequentam, ou pelo nível de vulnerabilidade física de cada indivíduo.

Diante deste cenário, que se repete em outras cidades do Estado, o Sesc São Paulo realiza entre os dias 26 e 30 de junho, a Semana de Prevenção de Quedas em Idosos. Uma programação especial que busca dar orientações para um envelhecimento com mais segurança, com atividades que abordam desde questões corporais até reflexões sobre o tema.

Uma das atrações são as aulas abertas Cair e Levantar Sem Se Machucar, nos dias 26 e 27/6, que serão ministradas por instrutores do Sesc, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a força que são capacidades físicas importantes a serem preservadas e melhoradas em pessoas idosas.

No dia 28, a oficina Alimentos Que Sustentam, vai ensinar receitas fáceis de preparar, que são importantes para a manutenção de um corpo saudável e que beneficiam ossos e músculos.

Um debate com o tema Corpo Que Cai, será realizado entre profissionais da área da saúde e vai apresentar perspectivas e orientações sobre os aspectos que podem influenciar e prevenir as quedas. Esta atividade encerra a programação da Semana de Prevenção de Quedas no Sesc Rio Preto, no dia 29.

O Sesc possui ainda uma programação permanente que dialoga com o universo dos idosos ao longo do ano. Diferentes ações são realizadas buscando a movimentação física e intelectual deste público, como cursos de dança de salão, exercícios físicos, aulas de iniciação teatral, violão, canto e expressão da voz, além de promover a inclusão digital por meio de atividades de iniciação às redes sociais e outras tecnologias.

De acordo com o técnico de programação Clóvis Aguiar: “A necessidade de preservar capacidades físicas, intelectuais, além da manutenção da saúde mental, se torna fundamental diante dos desafios diários que a pessoa idosa enfrenta por muitas vezes sozinha. Desta maneira, o Sesc Rio Preto se posiciona como um lugar onde é possível encontrar atividades que possam proporcionar desenvolvimento corporal, artístico e cognitivo”.

Outras programações