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Lívia Aquino

Resumo

Esta pesquisa2 trata da fotografia do amador e sua construção histórica no campo do turismo, refletindo sobre a criação de práticas sociais e sobre as transformações na percepção da experiência da viagem. Parte-se de uma relação entre a fotografia e o turismo operando como dispositivo, cristalizando inerente relação.

Nessa direção, a Kodak é peça fundamental no processo de popularização da fotografia e, consequentemente, na construção dos modos de produzir, consumir e compreender imagens. Por meio da publicidade, de estratégias de negócio, da elaboração de um sistema educativo e de ampla cadeia de produção, a Kodak atua na criação de valores relativos à importância do registro da viagem e enfatiza o fato de que sua rememoração pode ser obra do amador.

O turista-fotógrafo torna- se, assim, um sujeito produtor de parte do mundo-imagem, pelo desejo de posse e status que a fotografia e o turismo carregam e, especialmente, pela busca de uma fotografia que está sempre a sua espera.

Palavras-chave: Cultura visual. Fotografia. Turismo. Dispositivo.
Turista-fotógrafo.

Abstract

This is a study2 on amateur photography and how it was constructed historically in the field of tourism, reflecting on how social practices were created and how people’s perception of traveling changed. It is based on the notion that photography and tourism operate as an apparatus.

In this sense, Kodak was fundamental to popularize photography and consequently to create new ways to produce, consume and comprehend images.

By employing marketing and business strategies, devising an education system and putting its large production chain to use, Kodak was able to create values that stressed the importance of recording travels and that this was something even amateurs could achieve.

The tourist-photographer then became one of the creators of the image-world.

Keywords: Visual culture; photography; tourism; apparatus;
tourist-photographer.

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