Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rádio Reserva - Programa 1/2018

Discussão de pauta para produção do programa
Discussão de pauta para produção do programa

A Reserva Natural Sesc, em Bertioga, atua, desde o seu Plano de Manejo, com a comunidade do entorno da área, envolvendo as pessoas na proteção dos ambientes naturais, considerando elas também como parte da natureza. Assim, as atividades educativas desenvolvidas pela equipe programática da Reserva buscam aproximar seus variados perfis de público das temáticas relacionadas ao meio ambiente, sobretudo, no que se refere às áreas protegidas do município.

Junto ao público jovem, a Rádio Reserva, um projeto de educomunicação que visa construir diálogos sobre cidadania e juventude, experimenta novas formas de convivência social, formando sujeitos autônomos que discutem e decidem várias questões coletivamente  através do planejamento e gravações de programas de rádio.

Através dos encontros semanais, fortalecem a construção do pertencimento e cidadania, estimulando os jovens a se expressarem, emitirem suas opiniões, refletirem sobre a responsabilidade com sua casa, cidade e com o meio ambiente. É o jovem falando com o jovem - na sua linguagem e formas próprias de ver, sentir e comunicar o mundo. Além disso, aprendem a produzir programas de rádio, desde a elaboração de pauta a veiculação, passando por roteiros, produção de entrevistas, operação de mesa de áudio, gravação de vinhetas, ensaio fotográfico e divulgação dos programas nas mídias sociais.

No primeiro programa deste ano, do mês de abril, os jovens entrevistaram os agentes de educação ambiental do Sesc Bertioga - Marcelo Bokermann e Séfora Tognolo - biólogos que atuam diretamente na Reserva Natural Sesc.

Marcelo é um expert em aves, traz na sua história de vida a experiência com os animais, enquanto Séfora tem experiência principalmente no trabalho com as pessoas, e a relação delas com os ambientes naturais. Cada um na sua especialidade fazendo um só trabalho, educar para conservar!

Saiba  mais ouvindo o programa na íntegra aqui:

Parte I

Parte II


E em breve, um próximo programa, cheio de novidades!