Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tinha uma árvore no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma árvore

Foto: Nadya Librelon
Foto: Nadya Librelon

A Avenida Paulista é o coração da cidade de São Paulo. Nela estão concentradas as sedes de algumas das principais empresas no Brasil e os pontos culturais que tornam nossos dias mais lúdicos. Aos finais de semana, seus 2,8 km de extensão se tornam uma grande área de lazer, repleta de música, cores, sabores e atividades diversas.

Em um de seus extremos está o Sesc Avenida Paulista. O prédio de 12.000m² que já abrigou a sede administrativa do Sesc SP, reinaugurou em 2018, integrando o corredor cultural da região. Alguns quarteirões dali, está o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - uma unidade voltada especialmente à reflexão crítica e à produção de conhecimentos nos campos da educação, arte, gestão e mediação culturais. O percurso a pé entre as unidades leva em média 30 minutos, em um ritmo moderado.

Se perguntarmos a distância entre as Unidades do Sesc Av. Paulista e CPF em metros, quarteirões ou estações, a resposta viria rapidinho, né? Essa mesma pergunta só que em árvores, você sabe responder? Será que na internet conseguimos essa resposta rapidamente?

O Leo, nosso repórter mirim, aceitou o desafio e contou quantas árvores há entre as Unidades do Sesc SP. 

Confira:

Surpreso(a) com o resultado? Pois é.

Nossa rotina e o ritmo acelerado de uma metrópole como São Paulo não permitem que prestemos atenção em coisas simples que estão ao nosso redor, como as árvores que circundam nosso caminho. Um dos objetivos da ação em rede Ideias e Ações para um Novo Tempo, que neste ano traz o tema Criança e Natureza, é oferecer atividades que proponham a vivência e reflexão sobre nossa relação com o ambiente. Por meio de uma ação simples de observação podemos nos reconectar com a natureza, contar as árvores, percebe-las no caminho, observar onde estão, como seria se não estivessem ajuda a questionarmos: Como seria  se houvessem mais? E se tivéssemos mais parques? E se encontrássemos mais ruas arborizadas...? O que pode ser feito agora? E daqui a algum tempo? ...enfim estas são algumas perguntas que podem transformar nossa forma de ver e agir.

Gostou?
Há mais de 100 atividades durante todo o mês de junho, para te ligar à natureza na capital, interior e litoral paulista. Saiba aqui.

E também no app do Sesc Avenida Paulista você encontra um roteiro para andar pela avenida e encontrar várias espécies nativas brasileiras.