Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

(Re)Inventar - Artistas Criadores

Mostra reúne obras de 25 artistas de 6 estados diferentes.
Mostra reúne obras de 25 artistas de 6 estados diferentes.

Com curadoria de Angela Mascelani e em parceria com o Museu Casa do Pontal, considerado atualmente o maior e mais significativo museu de arte popular do país, o Sesc Santo André recebe a exposição (Re)Inventar, composto por 25 artistas de arte popular de 6 estados diferentes do Brasil.

O universo da arte popular, assim como as múltiplas sutilezas da cultura, se reinventa em constante movimento pelo imaginário coletivo. Se manifesta a partir do olhar sobre antigas tradições, prima por novidades retiradas da vida cotidiana ao enaltecer o patrimônio cultural de gerações passadas e presentes. No Brasil, polo histórico do multiculturalismo, a arte popular se apresenta das mais variadas formas. Seja na música ou no cancioneiro, na literatura de cordel ou nas brincadeiras de rua, no teatro e performances de habilidades ou no folclore, nas artes plásticas ou no artesanato: a arte popular brasileira convida a refletir sobre as diferenças culturais de um país marcado pelo encontro de inúmeras crenças, costumes, tradições, e valoriza os caminhos encontrados pelos artistas para expressá-las em suas obras.

A arte escultórica no artesanato, além de evocar cenas do cotidiano como o trabalho, a família, também se debruça sobre mitologias enquanto propõem enigmas transcendentais sobre a condição humana. Está ligada à valorização da diversidade cultural, ao incentivo do estudo sobre as tradições, movimentos de resistência de povos locais, além de ampliar as fronteiras das discussões sobre o que é arte e quem pode ser considerado artista. A designação de “popular” remete ao entendimento de que as obras possuem autoria coletiva ou anônima. Entretanto, pelo viés da arte, os integrantes das camadas populares – sem nunca terem frequentado escolas de arte – podem também ser vistos como autores, indivíduos com características próprias e pensamento original.

A exposição (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES, que estará no Sesc Santo André a partir do dia 23 de junho, se inspira nas histórias de vida destes artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliaram o universo da arte brasileira. Em parceria com o Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro – maior acervo de arte popular do país – e curadoria de Angela Mascelani, a exposição reúne 25 artistas populares de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, com obras que nascem do mundo artesanal e arte em cerâmica. A mostra parte desta relação e expõe ao público mais de cem obras e algumas histórias sobre estes inventivos artistas, para que cada um possa conhecê-los e desvendar as narrativas por trás de cada obra.
 

 


Por meio de recortes biográficos e de depoimentos emblemáticos dos artistas sobre si mesmos ou suas invenções, outras perspectivas de entendimento se abrem, revelando o processo complexo que dá sustentação ao trabalho destes autores. A qualificação “popular” também remete a um conjunto de valores que fala da capacidade de criar e transformar a partir dos materiais e dos elementos que existem ao alcance; de iluminar valores culturais nos quais nos reconhecemos, sintetizando aspectos do pensamento coletivo.

A exposição (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES busca contribuir para ampliar o conhecimento sobre a potência que os mundos da arte popular são capazes de gerar, na medida em que podem acolher talentos os mais diversos, inclusive os aqui apresentados, que tiveram origem em meios populares, nos quais as tradições têm grande importância. São obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil, e que abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.