Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Novas vozes em cena

 

Foto: Ligia Jardim

 

Em sua 49ª edição, FIT Rio Preto reúne programação de espetáculos nacionais e internacionais voltados à experimentação física, à performance e à manipulação

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto completa 49 anos reafirmando sua vocação para a experimentação de linguagens e reflexão sobre temas contemporâneos. Realizado entre os dias 5 e 14 de julho pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto apresenta espetáculos nacionais e internacionais de vários gêneros e formatos. Obras que transitam pelas áreas do teatro físico, de manipulação e da performance.

“Nesta edição, a curadoria propõe um olhar para as novas tendências estéticas e temáticas, as quais estão conectadas com a cena que parte dos lugares de fala de minorias insurgentes e de novas vozes nas relações sociais, pessoais e afetivas, levando aos palcos, às ruas e espaços alternativos as diferentes possibilidades de diálogo”, explica Sergio Luis de Oliveira, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, que compartilha a curadoria do festival com a atriz Janaina Leite e o diretor Marcos Bulhões.

Participam do FIT Rio Preto companhias teatrais do Brasil (RJ, SP, PR, RS e BA) e de outros países (Argentina, Finlândia e França). Atividades como debates, encontros e apresentações musicais
compõem uma programação que ocupa diversos pontos da cidade.

 

“Nesta edição, a curadoria propõe um olhar para as novas tendências estéticas e temáticas, as quais estão conectadas com a cena que parte dos lugares de fala de minorias insurgentes e de novas vozes nas relações sociais, pessoais e afetivas”

Sergio Luis de Oliveira, assistente da
Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

 

 


Vamos viajar?

Foto: Dalmir Ribeiro Lima


O que uma viagem pode proporcionar a uma criança e como ela vivencia essa experiência? Será que um passeio pela cidade onde ela vive também pode resultar em descobertas e novidades?
A fim de propor respostas a essas questões, diversas unidades do Sesc São Paulo realizam o projeto Oba! Férias!

A programação faz parte da comemoração dos 70 anos do Turismo Social do Sesc em São Paulo e convida as crianças a conhecerem novos lugares e descobrirem a própria cidade com novos olhares. Confira mais informações no site: sescsp.org.br/obaferias

 

O mundo é aqui

Foto: André de Souza


No dia 19 de julho, o Sesc Belenzinho recebe a banda Cristal Congo Music para participar do projeto Refúgios Musicais, que apresenta artistas refugiados e imigrantes de diversos países residentes no Brasil. Formado por músicos congoleses e por uma dançarina, o grupo interpreta canções populares de festas noturnas congolesas nos idiomas lingala e francês, além de versões em português, todas acompanhadas por guitarras, teclados, baixo, bateria e percussão. As letras retratam o cotidiano do Congo. Essa atividade, que teve início em janeiro, seguirá mensalmente até novembro deste ano.

“O público, por sinal, vai aos poucos entrando em cena. Odisseu não é vivido pelo elenco: é a plateia, por vezes no palco ou em seu assento, que representa o protagonista.”


Maria Luísa Barsanelli, no jornal Folha de S.Paulo,sobre o espetáculo Odisseia, da Cia. Hiato, em cartaz até 8 de julho no Sesc Avenida Paulista.

 

 

Estrela Dalva

Foto: Divulgação


Um dos nomes mais importantes da Era de Ouro do Rádio, a cantora Dalva de Oliveira é homenageada com o espetáculo 100 Anos de Dalva de Oliveira, dia 14 de julho, no Sesc Pinheiros. No palco, artistas de diferentes gerações que foram influenciados pela intérprete paulista cultuada como um dos maiores nomes da música brasileira. Entre eles: Angela Maria (foto), Filipe Catto, Virgínia Rosa, Mariana Aydar e Ayrton Montarroyos. No repertório, canções que marcaram a carreira de Dalva, como Segredo, Bandeira Branca e Ave Maria do Morro.

 

 


O feminino, a solidão e a loucura conferem diferentes matizes à exposição multissensorial
Rosa Esteves – Impressões: Sentimentos do Corpo, no Sesc Santo André, até dia 23 de setembro.

 

 

Natureza em ondas

Foto: Paul Van Dijk


Durante o mês de julho, o artista plástico, dançarino e escultor holandês Paul Van Dijk realizará o curso A Inteligência da Natureza, no Sesc Vila Mariana. Entusiasta da obra do dramaturgo, romancista e filósofo alemão Goethe, que faz referência à teoria da observação e dos fenômenos da natureza, Van Dijk abordará diferentes aspectos de sua pesquisa sobre água, plantas e árvores, em três módulos. Ao final de cada encontro, o artista apresentará a performance Onda Cerebral, inspirada num senso comum pouco flexível que, segundo o artista, não compreende a verdadeira natureza dos sistemas e dos organismos vivos no planeta.

 


Lugar de fala

Foto: Divulgação

 

Começa no dia 26 de julho, no Sesc Ipiranga, a mostra de cinema Cena Preta, Plano Negro. A partir das exibições de curtas, médias e longas-metragens, o evento propõe uma discussão sobre lugar de fala e representatividade na produção do cinema brasileiro contemporâneo. Além das exibições, haverá bate-papos, apresentação musical e oficina. Entre os convidados, a filósofa Djamila Ribeiro, a rapper Tiely Queen e a cineasta Viviane Ferreira, cujo filme O Dia de Jerusa (foto), a ser exibido na mostra, foi selecionado para o Festival de Cannes 2014 na categoria curta-metragem.

 

@revistae | @instagram