Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O FIM e os meios para a representatividade de mulheres no cinema

No dia 04 de julho, começa a primeira edição do Festival Internacional Mulheres no Cinema (FIM). As atividades acontecerão tanto no CineSesc quanto no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Disposto a discutir a sub-representatividade de mulheres no cinema, o festival é composto por mostras competitivas nacional e internacional de longas-metragens dirigidos por mulheres, mostras especiais e ações de formação. O protagonismo feminino aqui é pensado não só diante como também por trás das câmeras.

Diretoras de diferentes regiões do Brasil e produções internacionais ocuparão a grade de programação do CineSesc ao longo de uma semana, lançando olhares sobre os mais diversos temas e personagens. Algumas sessões terão bate-papo após o filme, o que é uma maneira de aproximar o público da produção audiovisual. Além dessas conversas, no dia 09 de julho, no hall do cinema haverá um Cinema da Vela especial com Juliana Vicente (da TV Preta), Roberta Estrela D’alva (do filme “Slam: voz de levante”) e Adélia Sampaio (diretora de Amor maldito) em que a conversa será sobre o prazer e os desafios que cada uma delas encontra para expressar suas vozes em suas produções audiovisuais.

O filme de Adélia Sampaio, “Amor Maldito”, faz parte do ciclo O fogo que não se apaga, que homenageia mulheres que vem há muitas décadas construindo esse espaço tão importante para a multiplicidade de olhares no cinema. Além da mostra O fogo que não se apaga, a programação do FIM 2018 no CineSesccompleta-se com as mostras competitivas e Lute como uma mulher, que apresenta o feminismo ativista do século XXI e suas diferentes pautas e meios de ação e comunicação.

O programa formativo do festival acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Serão oito atividades: masterclasses, cursos e encontros ministrados por grandes nomes do audiovisual brasileiro, que irão compartilhar suas experiências com o público presente. Dentre eles, um destaque é o curso A intervenção da mulher no documentário brasileiro que pretende, a partir de uma perspectiva histórica - mas não somente - analisar uma crescente ramificação das diferenças entre as mulheres; pensar questões de enunciação e interpelação desde um ponto de vista feminino, mas que tende hoje a extrapolar o universo das experiências individuais. O curso acontecerá entre os dias 5 e 12 de julho e será ministrado pela produtora e roteirista Daniela Capelato.

As atividades ainda abordarão temas como a produção executiva, distribuição, crítica cinematográfica, direção de fotografia, o passo a passo para a produção de documentários e sobre a presença das mulheres negras nas produções audiovisuais. Confira a programação formativa completa no link.

A abertura do FIM terá uma homenagem à atriz Zezé Motta e o filme exibido será Que língua você fala? de Elisa Bracher.