Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

15 atividades inusitadas para experimentar nas férias

É julho, é férias! É tempo de fazer nada e fazer tudo. É principalmente tempo de ter tempo: pro ócio, pra experimentação, pra diversão.
Nas unidades do Sesc, durante o mês todo, vai ter tempo e espaço pra fazer o que a imaginação pedir.
Listamos abaixo 15 atividades que vão deixar o tédio passar bem longe:

1. Tirar um som do parkour.



Uma instalação para interagir com os instrumentos a partir dos movimentos - golpear, raspar, pular, arrastar e bater - acionando os princípios sonoros.
No Sesc Vila Mariana: diariamente até 29/07


2. Tirar um som da pintura!



Imagine uma banda inteira tocando músicas com tinta. A instalação é uma área de composição musical coletiva, onde as lousas musicais são elementos de uma banda e as pessoas se organizam para construir músicas.
No Sesc Piracicaba: até 15/07, vários horários. 


3. Construir um boneco gigante a várias mãos. 



Aulas abertas para a criação coletiva de um boneco, desde sua personalidade até sua confecção e manipulação. No Sesc Ipiranga: domingos, das 14h às 17h.
 

4. Aprender a fazer animação - com desenho, areia e massinha!



Utilizando lápis e papel, uma mesa de luz coberta de areia ou massinha sobre um fundo infinito, a animadora Analúcia Godoy ocupa o Estúdio ensinando diferentes técnicas de animação para crianças. No Sesc Avenida Paulista: dias 7, 8, 14 e 15/07.
 

5. Brincar de bola, bolinha ou bolão.



Dá pra jogar, rolar, girar, rodopiar, rodar e rebolar. Tem até Gaymada na programação! No Sesc Consolação: até 28/07, vários horários (Leia também as 31 atividades para passar as férias no Sesc Consolação)

 

6. Lutar como um bicho.



Você é forte como o leão ou rápido como a raposa? Aqui as artes marciais são relacionadas aos movimentos dos animais que inspiraram a criação de lutas como o Judô, Capoeira, Boxe e Kung Fu. No Sesc São José dos Campos: até 18/07, quartas, das 14h às 18.
 

7. Construir uma casa inspirada no joão-de-barro.



Crianças e adultos podem preparar coletivamente a receita tradicional da massa do pau a pique, pisando o barro para criar minicasas de barro, em formato de maquete. No Sesc 24 de Maio: sábados, 7 e 14/07, 15h às 17h.


8. Fazer arte, dança, costura... tudo com inspiração nos animais.



As relações de cuidado, aprendizagem e respeito entre humanos e animais inspiraram a programação do Sesc Pinheiros, que traz cinema, teatro, artes visuais e muito mais. Até o fim do mês, diversos horários.
 


9. Pular de paraquedas!



#Brinks! Não dá pra pular de paraquedas, mas dá pra brincar com o aparato de diversas formas, movimentando o corpo e os sentidos. No Sesc Belenzinho: sábados, das 15h às 16h.
 

10. Construir um foguete.



Mesclando arte e experiência científica, a ideia é construir foguetes com propulsão de ar. No Sesc Pompeia: 14 e 21/07, sábados, 14h às 16h.
 

11. Pintar sobre fotografias.



Um resgate contemporâneo da fotopintura: uma experimentação da pintura sobre fotografias, técnica que antecedeu a fotografia colorida. No Sesc Santo Amaro: sábados, das 15h às 17h. 
 

12. Fazer malabarismos.



Uma introdução à prática circense, com malabares, acrobacias, bolas de equilíbrio, roda alemã e equipamentos tradicionais dos espetáculos de picadeiro. No Sesc Florêncio de Abreu: 6 a 20/07, sextas, das 12h às 13h30.

 

13. Praticar Ioga com a família toda.



Uma vivência que adapta valores, posturas e técnicas do Ioga para o universo infantil. No Sesc Bauru: até 27/07, diversos horários.
 

14. Pintar com tintas naturais.



A partir de produtos naturais como pó de café, açafrão e urucum, as crianças vão aprender a criar tintas e aplica-las em pinturas livres. No Sesc Carmo: 11 e 23/07.

 

15. Plantar, regar, amar.



Como cuidar das plantas? O que elas precisam? Quem são os bichinhos que habitam a horta? Quais deles são bem-vindos? De forma simples e dinâmica, a oficina oferece dicas para uma horta forte e saudável. No Sesc Avenida Paulista: fins de semana, horários variados. 
 

>>> Quer mais? Acesse a programação completa:


 

Outras programações