Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Música Instrumental sem Segredos convida o público a uma ampliação de repertório

Paulo Almeida Quinteto
Paulo Almeida Quinteto

Até o dia 28 de julho, a música instrumental invade o Sesc Sorocaba, com oficina, shows e bate-papos, além de um cardápio especialmente preparado para o projeto. É o “Música Instrumental sem Segredos”, com uma programação voltada a desmistificar a música instrumental e aproximá-la de cada vez mais pessoas.

Três bandas se apresentam gratuitamente na área de Convivência, sempre às sextas-feiras, às 20h. Os shows serão intercalados com bate-papos que permitirão uma interação entre o público e os artistas. Aos sábados, às 15h, acontece a oficina “Como ouvir (e gostar) de Música Instrumental”, com Felipe Shikama, jornalista, músico e pesquisador. 

De acordo com Roberto Sgarbiero, responsável pela programação musical do Sesc Sorocaba, a proposta do “Música Instrumental sem Segredos” é oferecer ao público uma oportunidade de ampliar seu repertório musical, a partir da experimentação.


Rafael Abdalla Quinteto

Pelo fato de não haver letra, nem refrão, a música instrumental cria automaticamente uma rejeição. Mas, ao mesmo tempo que ninguém nasce gostando deste tipo de música, ninguém nasce gostando de outro também. É tudo uma questão de aprendizado, de convivência, de se criar familiaridade. A ideia de ter um show com conversas intercaladas foi justamente para abrir caminhos para esta leitura. A oficina também tem este mesmo propósito, mas será algo um pouco mais aprofundado do que os shows”, destaca Roberto.

Para a escolha dos artistas, a programação procurou valorizar a produção local. “Trio a Vácuo”, primeira banda a se apresentar, é de Sorocaba e está produzindo uma nova obra; as outras bandas, “Rafael Abdalla Quinteto” e “Paulo Almeida Quinteto” retornam ao Sesc com novos trabalhos. 


Trio a Vácuo | Foto: Isabele Sales

Outro destaque da programação é o cardápio, com delícias da Comedoria do Sesc escolhidas “a dedo” para o harmonizar com os shows. Serão vendidos três tipos de massas frescas, porção de queijos com geleia de pimenta e bolo denso de chocolate com calda de chocolate. 

>> Para conferir a programação completa, clique aqui.