Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Guerra Nuclear

Confira entrevista com o professor Farlei R. Mazzarioli, que estará na programação do projeto Cosmos. Membro do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais desde 1997, o professor é graduado em Física pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, e Filosofia e Teologia pelo Instituto Clateriano, com especialização em Ensino de Filosofia pela UFSCar.

Qual a evolução das armas nucleares ao longo da história? 
A primeira bomba nuclear da história foi Trinity, que explodiu em 16/07/1945 em um deserto dos EUA, ela era de Plutônio, depois Little Boy de Urânio, 06/08 em Hiroshima com 140 mil mortos e Fat Man de Plutônio, 09/08 em Nagasaki com 70 mil mortos, as três com poder de explosão de 20.000 toneladas de dinamite (20 Ktons). Existe um vídeo no YouTube (confira abaixo) mostrando todos os testes nucleares de 1945 até 1998, que permite ver o começo lento e depois a loucura que foi o auge da Guerra Fria.

 Quais os países envolvidos atualmente em armas nucleares? Dá para saber o que é real e o que é especulação?
Não é vantajoso contar para o seu inimigo quantas armas você possui, logo os números que sabemos são estimativas, tal como em 2017 o Instituto de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI) apresenta que 9 países possuem cerca de 15 mil armas nucleares, respectivamente: EUA (6800), Rússia (7000), Reino Unido (215), França (300), China (270), Índia (130), Paquistão (140), Israel (80) e Coréia do Norte (20). Entretanto, Israel não diz que possui ou não porque seria estrategicamente desvantajoso qualquer uma das duas respostas.

É possível prever como uma guerra nuclear afetaria a Terra neste momento?
Einstein gostava de dizer que não sabia como seria a 3ª Guerra Mundial, mas que a 4ª seria a pau e pedra, dando a deixa para perceber que não sobraria mais do que isso. Na verdade, isso não seria o fim da vida na Terra já que Hiroshima e Nagasaki são habitadas, e com cerca 15 mil bombas não tem uma para cada cidade do mundo. Entretanto uma guerra nuclear mataria milhões pessoas de imediato e logo depois desmantelaria toda a estrutura das nações, dando oportunidade para inúmeros conflitos não nucleares que poderia ceifar um número ainda maior de vidas.

Qual a relação do Brasil com armas nucleares? Nosso país estaria preparado para lidar com uma possível ameaça nuclear?
O Brasil já teve projeto para construção de armas nucleares durante o Regime Militar, entretanto não foi colocado em prática por alto custo e falta de necessidade. Um candidato para presidente, Dr. Enéias, defendia que o Brasil possuísse armas nucleares. Atualmente nós somos uma potência nuclear dormente, ou seja, se desejarmos construir armas nucleares em pouco tempo somos capazes, tal que estamos muito à frente do Irã, por exemplo, porém não temos necessidade e nem dinheiro para isso, além de termos assinado o acordo de não proliferação de armas nucleares, do qual é preciso sairmos primeiro se mudarmos de ideia. 

>> Confira aqui a programação completa do Cosmos.