Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O RG da música

Além de talento e sensibilidade auditiva, para reproduzir uma música são necessárias informações básicas. Geralmente, há uma representação escrita chamada partitura. É padronizada mundialmente e, como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios e muito conhecidos: as notas musicais.

É um guia para músicos, pois nela são registradas as características da obra e os três elementos fundamentais de uma música: harmonia, melodia e ritmo. É como se fosse o RG da música, tanto para uma execução fiel pelo artista quanto para o registro correto da autoria. O Sesc, por meio de suas atividades e de sua programação sistemática na área musical, desenvolvida em todo o Brasil pelos Departamentos Regionais, tem um projeto intitulado Sesc Partituras: uma biblioteca virtual composta por partituras digitais.

Sesc Partituras: O Projeto
O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. O acervo do projeto contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje. São obras originais, de interesse histórico, e  muitas delas, até então, pertencentes a acervos particulares. Também há obras de compositores contemporâneos, alguns deles ainda pouco conhecidos, caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade.

Dinâmico, o Sesc Partituras é um acervo em constante atualização, tanto no que tange à ampliação de seu catálogo, quanto na atualização das informações nele contidas. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras.

Os Concertos
Para difundir e divulgar esse patrimônio musical de tradição escrita, e também incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros, o Sesc Partituras realiza concertos em vários estados do Brasil.



Dia 19/7, às 21h, no Sesc Bom Retiro, e dia 24/7, às 13h, no Sesc Carmo, o violoncelista Santiago de Carvalho, acompanhado pela pianista romena Dana Radu, apresenta uma seleção de obras brasileiras já disponíveis no site. Serão homenageados autores como Henrique Oswald (1852-1931) e Guerra Peixe (1914-1993).

Com mais de 2.600 obras de 270 compositores dos mais variados estilos, o Sesc Partituras é um dos projetos musicais mais importantes do país. Acompanhem a agenda e as atualizações no link.