Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que meu cabelo me diz?

A hair style Amanda Diva Green na programação de 'Cena Preta - Plano Negro' | Foto: Guilherme Sousa
A hair style Amanda Diva Green na programação de 'Cena Preta - Plano Negro' | Foto: Guilherme Sousa

Em julho o Sesc Ipiranga recebe a Mostra Cena Preta – Plano Negro. Partindo do tema ‘Negritudes’, a mostra tem como objetivo discutir lugar de fala e representatividade e é composta de curtas, médias e longas metragens, todos dirigidos por negras e negros, além de mesas de bate-papo, oficina e apresentação musical.

Uma das atividades é a oficina ‘Tranças e penteados’ com Amanda Diva Green. Mas esta não é apenas uma oficina de penteados: “Meu principal objetivo é provocar uma reflexão política, social e cultural  através do cabelo e da aceitação. Precisamos reafirmar nossa auto estima e avançar”, diz Amanda, que iniciou o seu trabalho com as tranças aos 14 anos. Assinando o hair style de nomes como nomes Tássia Reis, Liniker, Linn da Quebrada, Glória Groove, Aretha Sadick entre outras. Diva Green busca, por meio de seu trabalho, fortalecer a representatividade negra, elevar a auto estima e mostrar a beleza do cabelo crespo, combatendo o preconceito.

Com o passar dos anos, nosso  entendimento social e político vem avançando e percebemos que o contato com nosso semelhante, a tão falada representatividade, fortalece e liberta, pois assim trocamos experiências e reconhecemos a importância de nos posicionar, assumindo quem somos e gritar pro mundo: EU POSSO SIM, usar meu cabelo natural, com tranças, dreads, da forma como eu quiser, porque e ele é MARAVILHOSO!”, completa ela.

Além da oficina, a mostra exibirá, no dia 29/7, o curta Cabelo Bom. Dirigido por Swahili Vidal e Claudia Alvesque, o curta mostra como as mulheres negras são pressionadas esteticamente para que se enquadrem em padrões pré-estabelecidos.
 

Outro curta que integra o projeto Cena Preta - Plano Negro é Crespos, com direção de Paulo Igor Freitas. Lisa, uma garota do ensino médio que mudou completamente seu estilo apenas para ser aceita pelas amigas, que seguem o padrão de beleza imposto pela sociedade. Certo dia, ela vê Gabriela sofrendo bullying por ter cabelos crespos. Sensibilizada, Lisa decide ajudar a colega.

Consulte a programação completa da Mostra Cena Preta - Plano Negro aqui.