Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quais segredos o universo ainda nos revelará?

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Em 2019, serão completados 50 anos desde que o homem pisou pela primeira vez na lua. O astronauta Neil Armstrong (1930 – 2012), comandante da missão Apolo 11, ao definir o feito como “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”, já previa, de certa forma, que os pesquisadores não parariam por aí.

Uma questão, porém, permeia as discussões entre os terráqueos. Quais segredos mais o espaço nos reserva? A vida em outros planetas deixou de ser tratada como verdade absoluta apenas nos filmes de ficção científica?

De 20 a 27 de julho, o projeto Cosmos, idealizado pelo Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais (Inape) e realizado pelo Sesc Birigui, levará estes e outros questionamentos em consideração, para promover uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, a partir de uma abordagem educativa focada na astronomia e na ufologia.

A edição de 2018 traz palestras, oficinas, exibições de filmes, apresentações musicais e vivências, a fim de democratizar a informação e aproximar o cidadão da ciência. A programação conta com a participação de técnicos e pesquisadores de áreas como física, astronomia, filosofia, matemática, química, ciências espaciais, tecnologia, astrofísica, entre outros segmentos.

O projeto acontece desde 2002 e as atividades eram realizadas em Araçatuba. Neste ano, a programação está concentrada no Sesc Birigui. Entre os dias 23 e 27, duas palestras por noite serão oferecidas ao público gratuitamente, no Teatro da unidade, sempre às 19h e às 20h30. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria, 1 hora antes do início de cada encontro.

A programação de palestras conta com nomes como Ademar José Gevaerd, criador da Revista UFO; Amancio Cesar Santos Friaca, astrofísico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP); e Gener Silva, idealizador do Cosmos, coeditor da Revista UFO e membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos.

Oficinas de Bordado Astrológico e Stêncil Cósmico, exibição dos filmes “A Chegada” e “Super 8”, execução de trilhas sonoras de filmes de ficção científica ao piano com Anselmo Mancini, observação de estrelas e planetas com telescópio profissional e jogo de perguntas sobre astronomia são algumas das atividades que estão também previstas para esta edição.

>> Confira a programação completa aqui.