Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Músicos de quatro continentes se apresentam no Sesc Jazz

De 14 de agosto e 2 de setembro, projeto conta com 68 apresentações distribuídas entre oito unidades do Sesc no estado de São Paulo, apresentando um panorama do cenário jazzístico contemporâneo, num espectro que vai do mais tradicional ao experimental.

Se você pensa que jazz é um ritmo musical exclusivo dos Estados Unidos, está enganado. Surgido nos subúrbios de New Orleans, em meados do século 19, o ritmo atravessou fronteiras, assumindo novas roupagens no cenário latino, abrasileirando-se em terras verde-amarelas e, simultaneamente, cruzando o Atlântico e se reinventando em países da Europa, da África, da Ásia e até da Oceania.

E o movimento de expansão territorial não veio sozinho. Conforme penetrava em novos cantos, ganhava outros traços, crescia com novas notas musicais, era sonorizado com diferentes sotaques. Em cada lugar, o jazz norte-americano se misturava a ritmos e criações locais, originando melodias únicas, com sonoridades, estilos, formações e sotaques como nunca ouvidos.

É essa diversidade que o projeto Sesc Jazz celebra.

Neste infográfico interativo, você confere de onde são cada um dos artistas que se apresentarão no Sesc. Clicando nos pontos, conhece mais sobre cada músico e também onde eles se apresentam durante o Sesc Jazz.

 

Por dentro do Sesc Jazz!

Dos Estados Unidos, berço do Jazz, vêm Mike Moreno, Kahil El'Zabar & Ritual Trio, Vijay Iyer Sextet, Jason Lindner, James Blood Ulmer, Charles Tolliver e Archie Shepp. No palco, não faltarão emoções com o jazz avant-garde, free fazz e outros estilos, usados para fazer até tributos aos mestres deste estilo musical. Os shows serão no Sesc Pompeia, na capital, e nas unidades de Sorocaba, Araraquara, Campinas, Piraciba, Jundiaí e Ribeirão Preto, no interior.

Do Canadá para os palcos das unidades Pompeia, Campinas e Piracicaba, vem a pianista Renee Rosnes, nome consolidado no universo jazzístico. Outro pianista das proximidades do Estados Unidos é Omar Sosa, cubano que traz para os palcos de Ribeirão Preto, Jundiaí e Pompeia um trabalho com referências afro-cubanas, free jazz, música latina e tradições do norte da África e clássicos europeus.

Da América do Sul, representantes do Chile e, claro, do Brasil! A saxofonista Melissa Aldana se apresenta em Araraquara, Pompeia e Sorocaba e leva aos brasileiros a sonoridade contagiante do sax tenor chileno. De terras nacionais, cinco bandas, vindas do Nordeste e do Sudeste. Salomão Soares, Iconili, Dom Salvador, Guilherme Monteiro e Lourenço Rebetezse se dividem entre Pompeia, Jundiaí, Birigui, Sorocaba, Araraquara e Piracicaba.

O jazz do outro lado do Atlântico também ganha as unidades do Sesc. Da Europa, músicos de cinco países. O norueguês Thomas Strønen se apresenta em Campinas e no Pompeia; o guitarrista britânico Fred Frith Trio sobe ao palco do Pompeia e Araraquara, numa apresentação com a trompetista portuguesa Susana Santos Silva; da Itália, o pianista Stefano Bollani vem às unidades de Ribeirão Preto e Jundiaí; e da Espanha, Buika investe em uma sonoridade que mescla jazz, copla, flamenco, ritmos africanos, cubanos, soul e música pop, tudo nas unidades Campinas, Piracicaba e Pompeia.

E não acabou, não! Da África, o representante é da República Democrática do Congo, Jupiter & Okwess, que toca bofenia rock, mistura de ritmos do Congo, rock, funk e soul. E da Ásia, o pianista paquistanês Isfar Sarabski.

Com tantos shows, estilos, países e referências, de algo estamos certos: emoções não faltarão durante esta celebração do Jazz mundial!

A venda de ingressos para todos os shows começa em 26 de julho e você pode se preparar conferindo a programação completa aqui.