Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Criança e natureza: conhecendo pela audição

Foto: Fabíola Milan
Foto: Fabíola Milan

Por um instante simplesmente, pare! Respire fundo e escute o som que está ao seu redor. Já parou para imaginar o quanto esses mesmos sons, mesmo que seja da sua respiração, passam despercebidos durante o cotidiano?

A vivência Brincando com os Sons da Natureza: construção de instrumentos musicais, aconteceu em junho, no Sesc Osasco. As crianças através de musicas e contação de historias, junto ao músico e luthier Fernando Sardo e a atriz contadora de historias Renata Maré, tiveram a oportunidade de conhecer a vida do córrego Bussocaba e sua região. Por meio de uma regência e orientação dos educadores, sonorizaram as estórias que envolvem o córrego do município de Osasco.

O projeto institucional Ideias e ações para um novo tempo, realizado na unidade, trouxe para sua programação a atividade que por meio da integração das crianças e a experiência de aguçar a sensibilidade musical dos pequenos, fizeram parte da própria sonoplastia das historias. Mas muito além dessa construção, tiveram também a oportunidade de proporcionar não somente a elas, mas aos seus pais, o convite para talvez uma das coisas mais difíceis para sociedade atual: o ato de ouvir.

Durante a atividade, foi sugerido que todos fechassem os olhos para prestar mais atenção nos sons a sua volta. Se concentrar totalmente nos ruídos, identificando o barulho, forte ou fraco, grave ou agudo, no tempo de cada movimento. Além de vivenciar essa experiência, exercitando esse sentido, a importância da audição foi lembrada em diversos momentos!

Afinal, são através dos nossos ouvidos que percebemos o que está ocorrendo ao nosso redor. Que nos colocam no eixo, na posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. Assim, lançamos aqui um desafio pessoal. Pare um pouquinho, olhe a sua volta. Feche os olhos depois de ver o vídeo a seguir e conecte-se com você mesmo ouvindo os sons a sua volta. Apure seus sentidos, ouça com atenção plena!