Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Lazer para todos

 

Foto: Matheus José Maria

 

Congresso Mundial de Lazer reúne pesquisadores
dos cinco continentes em conferências, palestras e workshops

D uas décadas depois de sediar o Congresso Mundial de Lazer de 1998 – no Sesc Vila Mariana –, o Sesc São Paulo recebe a 15ª edição do evento, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, desta vez na unidade Pinheiros. Novamente em parceria com a World Leisure Organization (WLO) e com apoio da Universidade de São Paulo, entre outros incentivadores, o congresso é uma oportunidade de integração e de troca de experiências no campo do lazer entre pesquisadores e instituições dos cinco continentes.

Segundo o diretor do Sesc São Paulo e presidente do congresso, Danilo Santos de Miranda, um dos objetivos do encontro “é contribuir para o redimensionamento da questão do lazer como um direito na sociedade contemporânea em suas diversas perspectivas, ampliando seu entendimento também como um tempo para ressignificação pessoal e desenvolvimento social”.

Nesta edição, cujo tema é Lazer sem Restrições, serão realizados workshops, palestras e outras atividades que vão abordar as principais barreiras – físicas, socioeconômicas e simbólicas – que ainda existem e dificultam o acesso das pessoas ao lazer: um direito na sociedade contemporânea. Também serão apresentados trabalhos de 34 países, incluindo o Brasil. Entre outros: Islândia, Costa do Marfim e China – que sediará a 16ª edição do congresso.

Um dos objetivos do congresso é contribuir
para o redimensionamento da questão do lazer
como um direito na sociedade contemporânea
em suas diversas perspectivas,
ampliando seu entendimento também
como um tempo para ressignificação
pessoal e desenvolvimento social

Danilo Santos de Miranda,
diretor do Sesc São Paulo.

 

 

Aqui Jazz

 

Foto: Divulgação


Entre os dias 14 de agosto e 2 de setembro, o Sesc São Paulo torna-se palco de grandes nomes da cena contemporânea musical com o projeto Sesc Jazz. Ao todo serão 68 apresentações, com 22 artistas e grupos que irão circular pelas unidades de Araraquara, Birigui, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba, além da capital, no Sesc Pompeia. Das 16 atrações internacionais (EUA, Azerbaijão, Canadá, Chile, Congo, Espanha, Inglaterra, Itália e Noruega), destaque para o pianista azari Isfar Sarabski & Trio Shahriyar Imanov. Do Brasil serão seis atrações, entre elas o pianista Dom Salvador e seu samba jazz.

 

 

Música no Pátio

 

O Pátio Musical no Sesc Florêncio de Abreu convida o público que passa apressado pelas ruas do Centro a fazer uma pausa e conferir uma programação cultural gratuita. Realizado toda primeira quinta-feira do mês em formato pocket show, o projeto convida artistas de diferentes gêneros musicais. Em julho, a estreia foi do Trio Gato com Fome, finalista do Prêmio da Música Brasileira 2016 na categoria Melhor Grupo de Samba. Já no dia 2 de agosto, é a vez da dupla Moda de Viola, com os músicos Sidnei de Oliveira e Ighor Águila. A programação é resultado de uma parceria do Sesc São Paulo com o Pátio São Bento.

 

 


Modos de Existir

Foto: Pedro Muniz


Durante o mês de agosto, o Sesc Santo Amaro recebe espetáculos, intervenções e workshops em que a dança contemporânea se torna ponto de partida para discutir outras formas de existir e habitar um espaço cultural. Realizado desde 2012, o projeto Modos de Existir chega à 8ª edição e trabalha o conceito “artista-etc.”, proposto pelo professor e crítico Ricardo Basbaum. A ideia é que os artistas sejam criadores e propositores de novos contextos, incentivando trocas em festivais, mostras e outros eventos de dança contemporânea. Destaque para o espetáculo Travesqueens (foto), que provoca uma discussão sobre os limites entre masculino e feminino.

 

 

 

Sesc na Bienal

Foto: Divulgação


Entre os dias 3 e 12 de agosto, o Sesc participa pela sétima vez da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Nesta 25ª edição do evento, duas unidades móveis do BiblioSesc ainda assinam a curadoria do Salão de Ideias em parceria com a Câmara Brasileira do Livro.
Já as Edições Sesc São Paulo realizarão uma programação voltada para as publicações de seu catálogo, com a participação de mais de 20 autores. Entre os destaques, haverá lançamento do livro Fases da Vida: Da Gestação à Puberdade, do pesquisador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo. A publicação oferece uma experiência transmídia, com série documental integrada por QR code, sobre o desenvolvimento psicomotor.

 

 

 

Encarceramento

Foto: Agência W Thompson Brasil


O Brasil conta com uma das maiores populações prisionais do mundo: mais de meio milhão de pessoas. Mas encarceramento em massa é justiça? Essa mesma pergunta dá nome e norteia uma discussão e reflexão com base em diversas atividades no Sesc 24 de Maio, até o mês de setembro. Entre elas, no térreo da unidade, a instalação Realidade Visceral (foto)simula uma cela. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, o público assiste a um filme feito em 360º, no qual Emerson Ferreira, egresso do sistema carcerário, narra sua história e a de outros companheiros. Também fazem parte da programação espetáculos de dança, shows e bate-papos para aprofundar o debate.

 

 

 

Desde junho, selfies e outras fotos são feitas em frente aos cartazes de 24 espetáculos que marcaram
meio século do Teatro Sesc Anchieta fixados em um extenso tapume em frente ao Sesc Consolação.

 

 

 

@revistae | @instagram