Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

OUTRAS MIRADAS

Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas reúne 41 espetáculos nacionais e estrangeiros na programação
 


Foto: Inês Corrêa.
 

De 5 a 15 de setembro, a cidade de Santos e outros oito municípios da Baixada Santista recebem a 5ª edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas. Neste ano, serão apresentados 16 espetáculos nacionais e 25 internacionais no Sesc Santos e em diversos espaços públicos e centros culturais dessas cidades. Como em outras edições, o festival homenageia um país. Dessa vez, é a Colômbia quem ganhará destaque na programação, com nove apresentações, todas inéditas no país – sendo três de dança e seis de teatro, além de uma instalação. Dentre elas, haverá a estreia mundial da Cia. La Maldita Vanidad, a peça Dramas Neo-costumbristas de Carácter Fatal – Promesa de Fin de Año (Drama 2).

Dentre os temas abordados nos espetáculos estão a mulher em situação de violência e opressão, e questões de história e de memória, como destaca a curadoria do festival. Estarão no evento grupos de países como: Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Espanha, Portugal, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Nicarágua, que participa do Mirada pela primeira vez.

“Reverberando pautas urgentes e necessárias por meio de temáticas relacionadas aos princípios democráticos e às liberdades criativas, o Mirada pretende fortalecer nosso compromisso com a rica diversidade ibero-americana ao conectar e envolver diferentes pontos desse corredor sociocultural. Trata-se de fortalecer o papel das artes como vetor de celebração, mudança e resistência”, afirma Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.

Do Brasil, o destaque vai para a nova montagem do diretor Antunes Filho, Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse (foto), que terá sua estreia no Mirada. Outra estreia nacional é a peça Corpos Opacos, criação da colombiana Carolina Virgüez (Aquela Cia. de Teatro) – vencedora do prêmio Shell por Caranguejo Overdrive, que esteve na edição de 2016 do Mirada. Confira dias e horários do festival em sescsp.org.br/mirada.

 

O Mirada pretende fortalecer nosso
compromisso com a rica diversidade
ibero-americana ao conectar e
envolver diferentes pontos
desse corredor sociocultural'

Danilo Santos de Miranda,
Diretor do Sesc São Paulo.


NA BATIDA DO CARMO


Foto: Divulgação.
 

Quais os projetos paralelos de artistas da cena musical brasileira? Este é o mote de Encontros Sonoros, atividade realizada pelo Sesc Carmo toda última segunda-feira do mês, até novembro. A ideia é promover um espaço de encontro entre músicos que desenvolvem propostas diferentes daquelas que realizam nas bandas em que consolidaram a carreira. Dessa forma, abre-se espaço para trocas de referências e experimentações, aproximando o público de escutas musicais diversificadas. Dia 24/9, é a vez da banda Del Rey (foto), com a participação do músico pernambucano Otto, que vai interpretar canções de Roberto e Erasmo Carlos, além de outros ícones da Jovem Guarda. 

 

A Clínica Odontológica do Sesc Santo Amaro conquistou o selo de Acreditação [certificação da qualidade de serviços de saúde] emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. No Brasil, apenas seis clínicas obtiveram esse reconhecimento.

 


PALAVRAS CRUZADAS

A partir do dia 20 de setembro, o Sesc Vila Mariana receberá a exposição multimídia Palavras Cruzadas, que apresentará depoimentos de protagonistas de lutas contra preconceitos sociais. Serão apresentados 12 vídeos interativos em uma sala circular, e cada um deles projeta a fala de um protagonista. Entre os temas abordados: debates raciais, de classe, sexuais, de gênero e de outras expressões. Sob curadoria de Daniel Lima, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a exposição propõe reflexões sobre alteridade e a aproximação entre diferentes formas de ser.

 

OUTRAS FORMAS DE LER

O projeto LiteraSurda: Um Clube do Livro em Libras do Sesc Avenida Paulista dá sequência à programação mensal que convida dois artistas para falar sobre a produção literária. Realizado às quintas-feiras, sempre às 19h, os encontros são mediados por Erika Mota e Sylvia Sato – intérpretes de libras atuantes na cena cultural paulista. A cada mês uma temática diferente é abordada. No dia 27/9, é a vez de Contação de Histórias em Libras com Isadora Borges (SP) e Rodrigo Custódio (SC). A programação é aberta para todos os públicos (serão disponibilizados fones para não usuários da língua brasileira de sinais possam acompanhar a atividade).

 


Foto: Zé Carlos Barretta.
 

No dia 22/9, a Pedalada Noturna dá a largada da #SemanaMove2018, ação que acontece no Brasil e em outros países da América Latina em prol do bem-estar de todas as idades.

 

CULTURA + EDUCAÇÃO

Em setembro, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc dá início ao ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate, a fim de refletir sobre os desafios e políticas nestas áreas. Neste mês, o debate será Cultura Digital: Onde Estamos e para Onde Vamos?, com Lucia Santaella, coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, e Sérgio Amadeu da Silveira, autor do livro Exclusão Digital: a Miséria na Era da Informação (Fundação Perseu Abramo). Em outubro, será abordado o tema Conhecimento, Habilidades e Currículo em uma Sociedade da Informação e do Conhecimento, com mediação do filósofo e pedagogo Fernando Almeida.

 

ÁGUA PARA VIVER


Literatura - Nau Fragil e Um Sarau Praieiro. Foto: Divulgação.

Durante o mês de setembro, o Sesc Itaquera reúne uma programação ampla e diversificada para a segunda edição do projeto Primaveras Periféricas. Serão diversas atividades abertas ao público, como exposições, espetáculos musicais e cênicos. Além disso, serão realizadas oficinas, workshops e bate-papos para discutir o impacto e a importância da água no nosso dia a dia. Entre os destaques estão o show da banda Cordel do Fogo Encantado (PE) e uma expedição ciclística com Renata Falzoni e o Coletivo Rios e Ruas, em que os participantes vão percorrer trechos dos trajetos do Rio Verde e do Rio Aricanduva.  

@revistae | @instagram