Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Fotografia & Poesia

Ensaio com a poeta Hilda Hilst marcou a estreia
do fotógrafo português Fernando Lemos em solo brasileiro

O ano é 1959. Hilda Hilst e Fernando Lemos se encontram para uma sessão fotográfica, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A poeta e o fotógrafo compartilham os mesmos amigos boêmios da região central e parceiros de trabalho.

As imagens em preto e branco fundem-se com a fumaça do cigarro que vez ou outra toma lugar entre os dedos de Hilda. O fotógrafo português se estabeleceu no país em 1953. Atuando como designer gráfico, pintor, desenhista, dedicou-se com mais ênfase à fotografia na década de 1950.

A câmera de Lemos também retratou intelectuais e artistas vinculados ao movimento surrealista e cenas cotidianas da cidade. “Na maioria das fotos, a câmera está posicionada levemente de baixo para cima. Não para elevar a escritora à condição de diva inalcançável, mas para mostrá-la transitando, assim como em sua poesia, entre o alto e o baixo”, analisa Augusto Massi, professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo e autor do texto que comenta o ensaio fotográfico de Lemos, no recém-publicado Fernando Lemos Hilda Hilst, pelas Edições Sesc São Paulo.

Desse encontro, seguiram-se dedicatórias literárias de Hilda a Fernando, como nos livros de prosa Fluxo-Floema (1970) e Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). Em contrapartida, Fernando ilustrou poemas de Hilda no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo.

Ao recordar a importância do ensaio, Lemos enfatiza: “Fiquei contente com a confirmação da Hilda como poeta e com a atualidade das fotografias, que, afinal, já têm meio século”.
 

setembro 2018 (matéria gráfica _revista e)

Retrato íntimo

Hilda em diferentes ângulos

Fernando Lemos Hilda Hilst (Edições Sesc São Paulo) apresenta o ensaio fotográfico feito por Fernando Lemos com a poeta Hilda Hilst. Um texto de Augusto Massi comenta esse encontro, somando-se a colagens feitas por Fernando sobre as fotos originais. O texto explora a trajetória de Fernando como poeta e fotógrafo, a produção de Hilda como jovem poeta e o encontro entre os dois. Hilda foi a homenageada da Festa Literária de Paraty (Flip) 2018. A ocasião serviu para o lançamento do livro como parte da programação do Sesc na Flip e contou com o lançamento em São Paulo durante a Bienal do Livro, no dia 4 de agosto.
 

@sescrevistae | @instagram