Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Segurança digital para todas

Carla Jancz, analista de segurança e ativista digital | Foto: Danny Abensur
Carla Jancz, analista de segurança e ativista digital | Foto: Danny Abensur

A tecnologia digital carrega a ideologia, os anseios, as preocupações e as limitações de quem a desenvolve, por isso mesmo, se faz necessária a presença de cada vez mais mulheres pensando e desenvolvendo usos seguros das infraestruturas de rede

Foi o interesse pela pintura digital e pela criação artística utilizando o computador como instrumento que levou Carla Jancz ao universo da informática. Hoje analista de segurança, formada em Segurança da Informação (2015), Carla trabalhou por algum tempo com manutenção de equipamentos e segurança para empresas. A identificação com o feminismo, logo no início da faculdade, e a percepção de que havia espaço nesse campo de luta para discutir também os usos das tecnologias e seus impactos sociais, foram decisivas para que mergulhasse no ativismo digital (ou hacktivismo).

Carla faz parte do coletivo hacker feminista MariaLab e da Actantes, um "coletivo que organiza ações diretas pela comunicação livre nas redes digitais". Pelo MariaLab, promove cursos exclusivos para mulheres e pessoas trans ou mistos, "mas com um foco muito claro na questão da desigualdade de gênero no uso da tecnologia". É também desenvolvedora da Fuxico, um sistema autônomo livre para colaboração e troca de conhecimento offline.

De oficinas de maquiagem antivigilância a dicas de como mandar nudes de maneira segura, Carla participa da primeira ação em rede dos Espaços de Tecnologias e Artes – denominada As Mulheres e as Tecnologias – em programações que acontecem em diversas unidades do Sesc São Paulo.

A EOnline aproveitou a oportunidade para bater um papo com a ativista e conhecer um pouco mais sobre segurança digital – de uma perspectiva feminista. Confira no vídeo:

 

 

Conheça algumas dessas programações que estão na ação As Mulheres e as Tecnologias:

Táticas de segurança digital, de 4/9 a 2/10, no Sesc Pompeia.
Maquiagem antivigilância - Protegendo sua identidade na era da informação, de 22/9 a 23/9, no Sesc Ipiranga (com Thais Jussim também).
> Manda nudes (seguros!), 29/9, no Sesc Avenida Paulista.
Segurança digital para mulheres - Juntas por uma cultura de segurança, de 2/10 a 27/11, no Sesc Santana.
> Ocupação MariaLab, de 6/10 a 27/10, no Sesc Santana.

 

E clique aqui para ver todas as atividades de As Mulheres e as Tecnologias e mais matérias sobre o assunto.

 

Outras programações

Ações para a Cidadania

Michelle Perrot, da Academia ao Rádio: Escrevendo sua História das Mulheres

Michelle Perrot, da Academia ao Rádio: Escrevendo sua História das Mulheres

SESC Avenida Paulista

Saiba mais

Artes Manuais

Não Sei Desenhar, Mas Quero Criar: Flores e Folhas Bordadas

Não Sei Desenhar, Mas Quero Criar: Flores e Folhas Bordadas

SESC Avenida Paulista

Saiba mais