Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Ipiranga realiza 'Ocupação Museu do Ipiranga' com ações performáticas e rodas de conversa dentro do Museu Ipiranga

Performance Apagamentos (Foto Guilherme Sousa) e Serviçal (Foto Bruno Coqueiro)
Performance Apagamentos (Foto Guilherme Sousa) e Serviçal (Foto Bruno Coqueiro)

Continuando com a parceria firmada entre o Sesc SP e a USP em 2017, entre 22 de setembro e 28 de outubro, aos sábados e domingos, o Sesc Ipiranga realiza o projeto Ocupação Museu do Ipiranga, que leva para o interior do Museu ações performáticas e rodas de conversa em torno dos espetáculos: Serviçal e Apagamentos. O primeiro tem direção e atuação de Ana Flávia Cavalcanti e discute as diferenças entre ser um trabalhador negro e um trabalhador branco no Brasil. Já Apagamentos tem concepção, dramaturgia e direção geral de José Fernando Peixoto de Azevedo e traz um diálogo entre textos de autores abolicionistas e textos de autores negros contemporâneos, questionando os vínculos entre independência e escravidão.

Serviçal
Apresentado aos sábados, o espetáculo solo da atriz Ana Flávia Cavalcanti se desenvolve a partir da performance A babá quer passear, em que uma babá circula entre os presentes com seu carrinho de bebê, colhendo depoimentos. Em seguida, a atriz convida negros e negras a contarem suas histórias de trabalho, mesclando-as com os depoimentos colhidos anteriormente.

Apagamentos
Encenado aos domingos, o espetáculo apresenta um diálogo entre um conjunto de autores negros do século XIX e um conjunto de autores negros contemporâneos, partindo do pressuposto de que a nação se constituiu segundo uma prática de apagamento: a independência, ao manter o núcleo da escravidão, supôs a possibilidade de uma formação que se daria na continuidade de um processo de supressão. Em cena, 12 artistas negros (atores, dançarinos e músicos) dão corpo aos textos por meio de programas de ação e produzem novas relações e imagens a partir dessa dupla articulação.

Concebido e dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo, o espetáculo tem no elenco os performers Ailton Barros, Filipe Roseno, Ivy Souza, Jéssica Nascimento, Juliana Gerais, Lucas Wickhaus, Mariana Sena, Nilceia Vicente, Rafael Garcia, Raoni Garcia, Rodrigo dos Santos e Vinicius Bernardo.

As apresentações serão gratuitas, com retirada de ingressos 1 hora antes do início das atividades, na bilheteria do Sesc Ipiranga, sendo 1 ingresso por pessoa.