Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Robert Lepage e Ex Machina apresentam espetáculo 887 no Sesc Pinheiros

Foto: Érick Labbé
Foto: Érick Labbé

Para quem desconhece, Robert Lepage é um artista multimídia e encenador premiado, fundador da Ex Machina, companhia de produção multidisciplinar com a qual realiza espetáculos teatrais, óperas, vídeos, filmes e projetos expositivos. Lepage realizou várias turnês internacionais e, onde passa, é aclamado pela crítica e pelo público por seu trabalho particularmente imaginativo e inovador.

Em 887, espetáculo com três apresentações no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, o diretor apresenta uma incursão no universo da memória. A ideia do projeto surgiu a partir das recordações de infância de Robert Lepage. O autor propõe um mergulho nas profundezas de sua história para questionar a relevância de certas lembranças. Por que certos registros continuam em nossa mente enquanto fatos atuais são esquecidos? Por que as informações sem sentido persistem, enquanto outras, mais úteis, desaparecem? Como funciona a memória? Quais são seus mecanismos subjacentes? Como uma recordação pessoal ressoa na memória coletiva?

 


Foto: Érick Labbé

O espetáculo também evoca vários marcos comemorativos: nomes de parques, ruas, monumentos e todo o legado patrimonial no qual se vive mas que já nem mais se percebe. Consequentemente, a peça também foca no esquecimento, no inconsciente, na memória que se desvanece com o tempo e cujos limites são compensados pelo armazenamento digital, montanhas de dados, memórias virtuais. Neste contexto sem precedentes, o teatro, esta arte calcada no exercício da memória, ainda é relevante?

 


Foto: Érick Labbé

Todas essas questões são destiladas em uma narrativa na qual Lepage, em algum lugar entre o teatro e a palestra, revela ao espectador o sofrimento de um ator que - por definição, ou para sobreviver - deve lembrar não só do texto que ele tem a dizer, mas também do seu passado e da realidade histórica e social que molda sua identidade.

Além das três apresentações do espetáculo 887, a genialidade do ator, cineasta e multiartista Robert Lepage também está presente em seu bate-papo com Rodrigo Bolzan no Sesc Pinheiros, e na Exposição "A biblioteca à noite" que acontece a partir do dia 03 de outubro no Sesc Avenida Paulista. Saiba mais sobre a exposição aqui.