Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Do sedentarismo às maratonas

Waldir Aparecido Pimentel superou o sedentarismo e se tornou maratonista
Waldir Aparecido Pimentel superou o sedentarismo e se tornou maratonista

A trajetória de Waldir Aparecido Pimentel, 57, aposentado, é de um sedentário que se tornou maratonista. É difícil acreditar, mas até seus 49 anos, Waldir trabalhava cerca de 12 horas por dia e não praticava nenhuma atividade física – chegou a pesar 92kg. “Eu nem imaginava um dia correr 5km e hoje já estou em minha 9ª maratona”, celebra.

A mudança começou depois de Waldir escutar as recomendações médicas, ao parar no pronto-socorro algumas vezes, por problemas com o estresse. Ele resolveu se exercitar e escolheu o Sesc Vila Mariana, pela proximidade de sua residência. Hoje,  já são oito anos de ginástica multifuncional e seis de corrida, mas não foi fácil se adaptar à nova rotina, pela falta de tempo e também de disposição. Yoga, natação, GMF, foram várias tentativas e desistências, até que Waldir encontrou um treino que o motivou e uma atividade que se tornou a sua paixão: a corrida. 

“Levei a GMF à sério por dois anos e, com a musculatura fortalecida, mais desenvoltura e capacidade física, comecei a praticar corridas de rua”, conta. A evolução até chegar às maratonas foi gradual, conforme se desenvolvia. Quando surgiu o curso “Vamos começar a correr?”, Waldir se inscreveu, mas confessa que teve dúvidas se valeria à pena, por sempre ter treinado sozinho. “Foi então que me dei conta dos dois pilares do curso, muito importantes para a saúde: a prática de exercícios e de técnicas de corrida, e a sociabilização, o convívio com as pessoas”.

No grupo, Waldir é o único maratonista; ele compartilha a sua experiência com os colegas, mas também se sente grato pelo o que recebe durante os treinos. “O incentivo é mútuo. Quem está começando também motiva, porque te faz lembrar dos desafios iniciais, das dores, da sensação de que faltavam muitos quilômetros. Com o passar do tempo, essa ideia se transforma e a gente começa a pensar que só faltam mais alguns quilômetros. Você se dá conta que é mais uma questão de cabeça, do que de perna”, conclui.

 

 

A semana MOVE, oferece inúmeras atividades que podem ser pontos de partida para a mudança de velhos hábitos.