Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Eterno Retorno é estreia teatral no Sesc 24 de Maio

Foto: Bianca Alcântara
Foto: Bianca Alcântara

Um ator em conflito com a namorada – além de figuras marcantes de sua memória, como sua mãe, seu primeiro diretor e seu produtor – é o mote de O Eterno Retorno, em cartaz no Sesc 24 de Maio de 9 de novembro a 2 de dezembro. O espetáculo teatral também aborda as dificuldades de enfrentar escolhas, como a vocação artística e as necessidades financeiras.

Trata-se de uma investigação acerca das implicações, contradições e questionamentos que envolvem o lugar da arte e do artista no presente tão conturbado e controverso em que vivemos. Uma peça de teatro que não pretende encontrar respostas ou desvendar zonas nebulosas, mas propõe uma tentativa de tradução poética de um ser imerso nos impulsos desordenados que o invadem na busca de um sentido para estar e ser no mundo.

O texto da obra é de Samir Yazbek, dramaturgo paulistano que celebra 30 anos de carreira em 2018. O domínio da linguagem cênica, o brilho dos diálogos e o interesse pela narratividade são marcas da singularidade de seu trabalho. Outro traço de sua produção é a investigação sobre as relações entre o artista e a sociedade em que ele vive.

Dirigido por Sergio Ferrara, o elenco do espetáculo é formado por Carlos Palma, Gustavo Haddad, Helô Cintra Castilho, Luciano Gatti e Patricia Gasppar.

Dentro da programação "Samir Yazbek - Textos Inéditos" também ocorrem leituras dramáticas, bate-papo e oficina.