Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5 benefícios da música no seu dia a dia

Colocar o fone de ouvido, escolher uma playlist e se transportar para outro lugar...Quem nunca fez isso? A música tem poderes inimagináveis, e ouvir doses diárias de música - especialmente a clássica - proporciona diversos benefícios que compartilhamos com você:

#1 Faz bem para o cérebro
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, comprova que escutar música clássica com frequência ativa os genes associados à função cerebral e ajuda a prevenir as doenças neurodegenerativas. A música contribui para tornar menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico, o que reduz o risco de contrair doenças como o Mal de Parkinson ou a demência senil, segundo os cientistas.

#2 Melhora do controle emocional
Outro estudo, da Universidade de Stanford, revela que ouvir música clássica ativa áreas do cérebro ligadas à emoção, cognição e autonomia, além de liberar dopamina, que afeta o nosso humor e a sensação de bem estar. Todos esses efeitos combinados ajudam a combater a depressão e a ansiedade.

#3 Ajuda a dormir melhor
Você tem dificuldades para dormir? Que tal, então, ouvir um pouco de música ao deitar? Um estudo de 2008, disponível na 
US National Library of Medicine do National Institutes of Health, constatou que ouvir música clássica ajuda a aliviar sintomas de insônia. Pesquisas também sugerem que a música pode nos ajudar a mergulhar em um clima meditativo, ou seja, uma maneira mais do que agradável de dormir melhor.

#4 Facilita o aprendizado
Quem estuda também pode aproveitar os benefícios da música clássica. Uma pesquisa encomendada pelo Spotify aponta que estudantes que ouvem música clássica enquanto estudam podem aumentar em 12% o desempenho nas provas. Os resultados podem variar em relação a música e disciplina. Por exemplo, segundo a psicóloga britânica Emma Gray, ouvir "Für Elise", de Beethoven, ajuda a estudar por mais tempo e a reter melhor as informações.

#5 Estimula o raciocínio
Já ouviu falar no chamado “Efeito Mozart”? Se você não conhece, a gente explica. Embora não seja totalmente provado, o “Efeito Mozart” diz que um indivíduo que ouve Mozart experimenta um aumento na capacidade de raciocínio espacial. Apesar de temporários, esses ganhos resultam em aumento do QI, principalmente naquilo que se relaciona à habilidade de raciocínio espacial.

Pronto para apertar o play e mergulhar no universo da Música de Câmara?

Venha conferir os concertos do Festival Sesc de Música de Câmara.