Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Para todos!

De 2 a 8 de dezembro, as unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral realizam diversas atividades durante a Semana Modos de Acessar


No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, neste mês, o Sesc São Paulo concentrará uma série de ações e reflexões sobre a inclusão das pessoas com deficiência, entre os dias 2 e 8. Uma ampla e diversificada programação somada às atividades promovidas pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e que, a partir deste ano, ganha o nome de Semana Modos de Acessar.

No Brasil, uma a cada quatro pessoas apresenta deficiência, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Para a acessibilidade ser plena, ela depende da igualdade de direitos e equidade nas soluções. Por exemplo, transportes públicos, como o metrô, totalmente acessíveis. No Sesc São Paulo, as atividades são oferecidas para a maior diversidade possível de público, com e sem deficiência, conviver e se relacionar. Promovendo acesso para todos”, explica Octávio Weber Neto, técnico de acessibilidade da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania.

Durante sete dias, serão realizadas oficinas, cursos, palestras e vivências, bem como espetáculos cênicos e musicais. “Dessa forma, o principal objetivo da Semana Modos de Acessar é oferecer tanto em dezembro, quanto ao longo do ano, atividades que celebrem esse acesso”, complementa. Confira a programação em www.sescsp.org.br.

 

No Sesc São Paulo, as atividades são oferecidas para a maior diversidade possível de público, com e sem deficiência, conviver e se relacionar. Promovendo acesso para todos!

 

Octávio Weber Neto, técnico de Acessibilidade da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania.

 


Tum Tum  Pá

 

Foto: Junior Pacheco


O som que reverbera de uma bateria dita o ritmo de uma música. Pensando no papel fundamental desses protagonistas da “cozinha” de uma banda, o projeto Baterias Brasileiras realiza shows, bate-papos e workshops no Sesc Belenzinho desde setembro. Dessa forma, o público se aproximou do processo criativo de diferentes instrumentistas, estilos e vertentes. Neste mês, a programação se encerra com apresentações, workshops e bate-papos. Destaque para o show da Série Rock, Hard Rock, Metal, dia 1º/12, com a baterista Nina Pará, que faz parte da banda Ronaldo e Os Impedidos, e Paulo Zinner, que já tocou com Rita Lee e Roberto Carvalho e é cofundador de uma das formações pioneiras de blues no país.


 


Um estranho na tribo

Foto: Yure César


Selecionado pela Mostra Panorama da 66ª edição do Festival Internacional de Berlim, Antes o Tempo Não Acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, estreia na programação do SescTV, dia 19/12, às 24h. No filme, a história de um jovem indígena que contraria pajés após apresentar conflitos com as tradições da tribo. Essa ruptura faz com que ele se mude para o centro de Manaus (AM). Lá ele enfrenta outros desafios e mergulha em dúvidas quanto à identidade.

O longa-metragem já participou de festivais nacionais e internacionais e ganhou, entre outros prêmios, o de Melhor Filme e Melhor Ator no 20° International Queer Film Festival – Queer Lisboa.

 


Prêmio Jabuti

 


Na 60ª edição do Prêmio Jabuti, as Edições Sesc São Paulo ganharam na categoria Artes com Imaginai! O Teatro de Gabriel Villela, organizado por Dib Carneiro Neto e Rodrigo Audi. Nas redes sociais, os organizadores celebraram: “O reconhecimento para o teatro, claro, mas sobretudo para livros sobre teatro! Um filão que não pode morrer no mercado editorial. E, de quebra, ambos, o Jabuti e o Villela, fazem 60 anos em 2018”, escreveu Dib Carneiro. Lançado durante o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT-2017), o volume apresenta a obra do diretor e a riqueza artística levada por ele aos palcos.

 

 


Encenada em 1968, a primeira peça de Chico Buarque, Roda Viva, ganha remontagem do Teatro Oficina, sob direção de José Celso Martinez Corrêa, e fica em cartaz no Sesc Pompeia de 6 a 9/12. Depois, segue em temporada no Teat(r)o Oficina, de 23/12 a 10/2.

 

 

Novidades musicais

 

Neste mês, três lançamentos do Selo Sesc levam diferentes sonoridades ao palco. Nos dias 1º e 2/12, no Sesc Pinheiros, a cantora Monica Salmaso faz show do DVD Corpo de Baile, dirigido por Walter Carvalho. No repertório, canções compostas há mais de 40 anos por Guinga e Paulo César Pinheiro. Já no Sesc 24 de Maio, dia 5/12, é a vez da cantora Anaí Rosa interpretar canções do famoso sambista Geraldo Pereira, que em 2018 faria 100 anos, gravadas no álbum Anaí Rosa Atraca Geraldo Pereira. Nesta mesma unidade, dia 6/12, o trombonista Raul de Souza, um dos maiores jazzistas brasileiros, lança o CD Blue Voyage, celebrando seis décadas de carreira.


Refúgios culturais

Foto: Lorena Cecconello Guimaraes


Nos dias 8 e 9/12, a praça de eventos do Sesc Vila Mariana transforma-se num espaço para trocas e diálogos entre diferentes nacionalidades durante a segunda edição da Mostra Refúgios Culturais. A atividade proporciona visibilidade à questão do refúgio e às produções culturais dos países de origem dos refugiados – Síria, Senegal, Sérvia, Guiana Francesa, Irã, Peru, Congo e Venezuela. Durante dois dias, haverá exposição e vendas de produtos, como bonecas africanas, maquiagem síria, roupa e tecidos senegaleses, além de comidas, a exemplo das arepas venezuelanas. Também haverá apresentações musicais, bate-papos, aulas de dança e contação de histórias.

 

@revistae | @instagram