Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu dos Óculos

A pouco mais de 100 metros do Teatro Ruth Escobar, na Rua dos Ingleses, um casarão da década de 1920, nas cores azul e branco, salta aos olhos. A partir desse primeiro contato visual é que somos convidados a bater na porta e conhecer por dentro o Museu dos Óculos Gioconda Giannini. Um espaço criado em 1996 pelo esteta óptico Miguel Giannini, no bairro do Bixiga, como uma dupla homenagem: à paixão profissional e à mãe, que dá nome ao local. Atualmente, o museu reúne um acervo particular de raridades em lentes, armações e modelos de séculos passados. Entre as peças em exposição, há exemplares que pertenceram a artistas e figuras da política brasileira. 

Considerado único em seu gênero no continente americano, ele abrange uma coleção de aproximadamente 700 exemplares produzidos entre os séculos 18 e 21, todos adquiridos por Miguel Giannini. Alguns originários do Brasil, outros, de diferentes países. Armazenadas em cubos de vidro, podemos ver peças mais antigas, como um exemplar de 1610, fabricado na cidade alemã de Nuremberg: um dos primeiros feitos em série limitada.

 

Curiosidades

Também compõem o acervo máquinas utilizadas para a medição de grau e outros equipamentos para a confecção de peças. Tudo acompanhado por explicações históricas, repletas de curiosidades. Por exemplo, os óculos já foram vistos com preconceito no século 18. Como eram usados por pessoas mais velhas, em sua maioria, as damas europeias buscavam artifícios para que não soubessem que precisavam apurar a visão. Naquela época, lentes foram colocadas nas pontas de leques que elas utilizavam, tornando-se um adorno. Há, inclusive, graça em alguns exemplares. Caso de uma armação italiana com toldos de tecido para a proteção do sol.

Avançando no tempo, são muitos, e mais ecléticos, os modelos criados ao longo das últimas décadas. Pequenos, grandes, escandalosos, sóbrios... Cada qual carrega a identidade de quem usa, a exemplo de artistas como Elis Regina e Rita Lee, cujos modelos estão expostos. O fato é que, com o passar do tempo, homens e mulheres não saíram incólumes e adotaram, sem pestanejar, tal acessório. Tamanha popularização ainda abriu espaço para a criação de sofisticados estojos por artesãos. Hoje, são as famosas cordinhas – antes consideradas coisa de vovô – que voltaram à moda. De grau ou escuros, com hastes ou sem elas, os óculos atravessaram gerações como um artigo ora visto meramente como utilitário, ora considerado adorno e sinônimo de elegância.

 

Serviço

Museu dos Óculos Gioconda Giannini
Local: Rua dos Ingleses, 108, Bixiga, São Paulo-SP
Visitação: De segunda a sábado, das 9h às 17h30
Informações: (11) 3149-4000
Entrada gratuita
(estacionamento gratuito)