Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

7 maneiras de vivenciar a acessibilidade

#paratodomundover #audio

Ouça o conteúdo abaixo clicando no player

Quando falamos sobre acessibilidade e sobre as pessoas com deficiência há uma quantidade de informações e entendimentos que muitas vezes passam despercebidos. Um bom começo para entendermos tudo isso é experimentando e vivenciando.

Durante os dias 2 a 8 de Dezembro, a Semana Modos de Acessar apresenta uma extensa programação voltada a acessibilidade à pessoa com deficiência, e convida você a descobrir, conhecer, se aprofundar e, principalmente, experimentar um pouco desse universo.

Conheça 7 atividades que acontecerão nas unidades do Sesc que propõem a reflexão sobre diferentes modos de sentir, de ver e de perceber o mundo:

 

1) Já pensou em identificar qual nota, ritmo ou sonoridade que está sendo tocada sem poder ouvi-la? No dia 08/12 no Sesc Vila Mariana, a vivência Escutando com os olhos transforma padrões sonoros em pequenas esculturas e desenhos com grãos. Dessa forma, você pode experimentar a música utilizando outros sentidos como o tato e a visão.

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (A foto apresenta um aparelho que emite sons com medidor em hertz, conectado em uma espécie de circulo que ao vibrar com o estimulo sonoro, forma figura em seu topo com areia.) Crédito da foto: Peter Kuiper

 

2) Andar por um caminho sem enxergar o percurso pode ser um tanto quanto diferente e difícil. No Sesc Ipiranga e no Sesc Campinas, o Pequeno Príncipe Sensorial convida o público a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry e os estimulam sensorialmente através do tato, olfato e audição.

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto apresenta mulher com os braços em volta de uma criança, vendada, ambas seguram uma flor) crédito da foto: Carol Vidal

 

3) Pra você que gosta de fotografia, no Sesc Consolação e no Sesc Campinas acontecerá uma oficina de Fotografia Cega. Isso mesmo! A atividade pretende oferecer uma nova perspectiva de fotografar sensorialmente e conceitualmente.

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto de uma pessoa que está em um fundo escuro com vários feixes coloridos ao seu redor. Esses feixes são feitos a partir de uma técnica fotografia chamada lighting painting) Crédito da foto: João Maia

 

4) Pra quem gosta de documentários, o Sesc São Paulo produziu o webdocumentário O que é normal?, que aborda a participação da pessoa com deficiência em várias esferas da vida social. Os relatos do coreógrafo Marcos Abranches, do escultor Rogério Ratão, do Ricky Ribeiro (fundador do portal Mobilize), e outros,  estimulam a compreender o que significam as barreiras sociais. O webdocumentário, além de ter tradução em Libras e audiodescrição, é um excelente disparador de discussões e pode auxiliar em projetos educativos com diversos públicos.

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto com a perspectiva de cima do coreógrafo Marcos Abranches. Ele está em sua performance, chamada Corpo sobre tela, cheio de tintas das cores verde, azul, amarelo, vermelho e branco sobre o corpo e sobre o chão.) Crédito da foto: Lúcio Érico/SescSP

 

5) O Cão-guia é a visão daqueles que não enxergam. Já parou para pensar em como eles são treinados? Pra quem se interessa em entender o adestramento de cães-guias, no dia 2/12 no Sesc Sorocaba, o Instituto Magnus apresentará o processo de socialização desses animais, verdadeiros parceiros. Imperdível!

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto de dois cães brincando, que vestem um colete com a identificação de cães-guia) Crédito da foto: divulgação

 

6) Um espetáculo musical com o público de olhos vendados, em total escuridão. Pode parecer estranho, mas quem disse que os espetáculos são só para serem vistos? Eles também podem (e devem!) ser sentidos.  Dia 9/12 no Sesc Ipiranga, o espetáculo LivreMente com o duo A Corda em Si convida a vivenciar a música com outra perspetiva, outros sentidos e muita imaginação.

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto de um homem com chapéu, à esquerda , e uma mulher com um arranjo ao redor do cabelo, parecendo uma coroa, à direita. Entre os dois há o braço de um contrabaixo acústico). Crédito da foto: Antonio Rossa.

 

7) Gosta de esportes? Pra quem quer conhecer novas modalidades, ao longo de dezembro no Sesc JundiaíSorocaba e Itaquera , você encontra vivências em Gooalball, esporte criado especificamente para deficientes visuais com o objetivo de reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Bora bater uma bolinha?

#Pratodomundover #Descriçãodaimagem (foto de duas pessoas sentadas lateralmente no chão. Ambas estão lado a lado com as mãos no chão e uma venda praticando Goalball). Crédito da foto: Arquivo Sesc SP

Além dessas, mais de 145 atividades em música, artes plásticas, oficinas, esportes e rodas de conversa, acontecerão durante a Semana Modos de Acessar.

Para acompanhar a programação completa acesse sescsp.org.br/modosdeacessar