Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc e HGG: Um dia inteiro cuidando de quem cuida

A prática hospitalar é, sobretudo, um exercício diário de cuidado e acolhimento. É lá, dentro de um hospital, que muitas angústias e medos transformam-se em confiança pelo simples cuidado de um olhar, ou pela segurança de um sorriso fortalecedor. Nesse espaço, a essência são as pessoas: as que precisam de cuidados, e as que cuidam com amor e responsabilidade. 

Mas quem é que cuida de quem cuida?

No cotidiano intenso dessa profissão-cuidado, entre um paciente e outro, entre dores e entre vitórias, como garantir que aquele segundo de respiro - entre um café ou um almoço, entre um plantão e outro - seja um respiro de auto-cuidado? Um segundo colorido? Com música? Com arte? Com dança?

Nesta quinta-feira, 13/12, os funcionários do HGG (Hospital Geral do Grajaú) puderam experienciar períodos de pausas mais coloridas. Como parte do Programa de Relacionamento com Empresas do Sesc São Paulo, o Sesc Interlagos realizou diversas ações programáticas que garantiram o sorriso de quem se habituou a cuidar de gente. De muita gente.

Com 286 leitos, o HGG foi inaugurado em 1998, na região sul de São Paulo, que tem uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes. Sua área de atendimento inclui as subprefeituras da Capela do Socorro e Parelheiros que representam quase 33% do território do município. Desde 2012 ele é gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

 


Colaboradoras do hospital durante aula de dança realizada pelo Sesc Interlagos no HGG (Hospital Geral do Grajaú)

 

Durante a visita, os colaboradores receberam suas Credenciais Plenas, puderam tirar dúvidas sobre a utilização dos serviços e equipamento do Sesc, se movimentaram com uma divertida aula de dança, sorriram com os elogios e rimas improvisadas pelos repentistas Peneira e Sonhador, e se emocionaram com os cantos e prosas da Cia. Palavras Andantes.


Os repentistas Peneira e Sonhador improvisam com funcionários do Hospital Geral do Grajaú em ação do Sesc Interlagos
 

O trabalho de Relacionamento com Empresas do Sesc busca facilitar o acesso dos trabalhadores das áreas do comércio de bens, serviços e turismo e estimular a participação nas atividades promovidas pelo Sesc, mostrando aos empresários e gestores dessas empresas o Sesc como um benefício aos empregados.

Se você representa uma empresa e gostaria de conhecer melhor o programa, pode conferir aqui a lista de unidades do Sesc com seus respectivos contatos ou ainda entrar em contato pelo email credenciamento@sescsp.org.br.